terça-feira, 30 de agosto de 2011

PR cessante de Cabo Verde vai à tomada de posse do seu "amigo de longa data" Pinto da Costa




JSD - LUSA

Cidade da Praia, 30 ago (Lusa) -- O Presidente de Cabo Verde vai assistir, a 03 de setembro, à tomada de posse do futuro chefe de Estado de São Tomé e Príncipe, seu "amigo de longa data", disse hoje à Agência Lusa fonte oficial.

Anatólio Lima, chefe do Gabinete de Comunicação da Presidência cabo-verdiana, adiantou que Pedro Pires parte quinta-feira para São Tomé, regressando à Cidade da Praia a 04, um dia após a tomada de posse de Pinto da Costa.

Pedro Pires e Pinto da Costa são amigos de longa data, nomeadamente dos tempos em que ambos lutaram pela independência dos respetivos países, alcançada, em ambos os casos, em 1975.

Pinto da Costa foi Presidente de São Tomé e Príncipe entre 1975 e 1991 e Pedro Pires foi primeiro-ministro de Cabo Verde nesse mesmo período, "subindo" a chefe de Estado nas presidenciais de 2001 e reeleito em 2006.

A deslocação de Pedro Pires a São Tomé é a última enquanto chefe de Estado cabo-verdiano ao estrangeiro, uma vez que, a 09 de setembro, será substituído por Jorge Carlos Fonseca, eleito na segunda volta das presidenciais de Cabo Verde, realizadas a 21 deste mês.

*Foto em Lusa

Sem comentários:

Mais lidas da semana