terça-feira, 23 de agosto de 2011

Timor-Leste: BARREIRA DE CORAL ENFRENTA AS AMEAÇAS DO DESENVOLVIMENTO





A industrialização e o desenvolvimento económico de Timor-Leste deverá trazer ameaças que podem colocar em risco a uma das mais importantes barreiras de coral do mundo. O alerta é deixado por especialistas ouvidos pela televisão Al-Jazeera. Um dos grandes desafios que aí vêm é a construção de uma central energética.

A Al Jazeera assinala com ironia que, sendo anos difíceis para a população, o período de guerra acabou por ser benéfico para a barreira de coral. A ausência de industrialização no território e o efeito repulsivo que a guerra tinha sobre o turismo naquela metade da ilha acabariam por permitir o desenvolvimento tranquilo do recife timorense, ao ponto de se tornar num dos mais interessantes do mundo.

Com a viragem de página dos anos de guerrilha e ocupação indonésia, Timor-Leste ascende ao estatuto de país e com o nascimento da nação assomam os projetos mais básicos, nomeadamente a provisão às populações de bens tão fundamentais como a energia.

Este é precisamente um dos pontos agora debatidos pelos biólogos marinhos que realizam os relatórios anuais sobre o estado dos corais. Sublinhando que não são para já visíveis sinais de degradação significativos na barreira de coral, estes especialistas temem que de futuro se rompa o equilíbrio no binómio desenvolvimento/preservação do ambiente e recursos naturais.

Um dos pontos assinalados tem a ver nestes dias com o deslocamento para a ilha de maquinaria pesada chinesa que está envolvida na construção de uma nova central de energia: o Governo prometeu para até ao final do ano levar eletricidade a todas as províncias do país.

1 comentário:

Anónimo disse...

Isto trata-se de uma notícia da RTP???

Está cada vez pior a RTP. O recife de coral está em risco pela maquinaria pesada Chinesa??
"Sublinhando que não são para já visíveis sinais de degradação significativos na barreira de coral"
Estes senhores não sabem do que falam!!!
A barreira de coral está ameaçada pelas altas taxas de deflorestação nas montanhas e é bem visivel. Basta mergulhar perto das ribeiras e o coral está altamente degradado. Essa é que é a grande ameaça, a desflorestação e os fogos constantes. Não vê-mos que por produzir eletricidade estamos a afectar a barreira de coral.

Beijinhos da Querida Lucrécia

Mais lidas da semana