quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Timor-Leste: PROPOSTA PARA ANGARIAÇÃO DE FUNDOS EXTERNOS





«É necessário criar regras de gestão financeira»

Díli – Um dos fundadores do Partido Social Democrata (PSD), Mário Veigas Carrascalão, defende que Timor-Leste deve precaver-se ao utilizar fundos externos para o seu desenvolvimento, de forma a evitar um buraco nas contas públicas.

Segundo o deputado Mário Veigas Carrascalão, o Governo deverá definir claramente as regras para a gestão dos fundos. O vice-ministro das Finanças, Rui Hamjam, fez uma proposta ao Governo, esta terça-feira, 23 de Agosto, acerca da solicitação de fundos externos por parte do Parlamento Nacional.

Durante a apresentação, Rui Hamjam disse aos deputados que a medida permitirá ao Governo solicitar fundos a outros países, com vista ao desenvolvimento de Timor-Leste.

O deputado do PSD referiu que, antes de a proposta ser aprovada é necessário criar regras para gerir os fundos externos, bem como estratégias de pagamento, que devem ser claras para prevenir problemas com a utilização das verbas. Na opinião de Mário Veigas Carrascalão, os membros do Governo ainda não estão preparados para lidarem com tamanha quantia.

«Devemos encarar devidamente esta proposta, ou cairemos num desvio das contas públicas», referiu ainda o deputado do PSD no Parlamento.

José Teixeira, deputado da Frente Revolucionária de Timor-Leste Independente (FRETILIN), é de opinião que o país precisa de gerir os seus próprios fundos de forma eficaz, antes de aceitar verbas que levarão Timor-Leste ao aumento da dívida externa.

José Teixeira mostrou-se preocupado com a aprovação da proposta uma vez que, pedir empréstimo ao Banco Mundial e ao Fundo Monetário Internacional (FMI), é uma grande responsabilidade.

(c) PNN Portuguese News Network

Sem comentários:

Mais lidas da semana