quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Torres Novas - Manatuto: ANTÓNIO RODRIGUES EM DIRETO PARA TIMOR-LESTE





Na madrugada de 29 para 30 de Julho, o Presidente da Câmara Municipal de Torres Novas teve a oportunidade de tomar parte numa cerimónia que decorria no outro lado do mundo, mais precisamente em Timor Leste, na localidade de Manatuto.

Manatuto, terra natal do Primeiro-Ministro Xanana Gusmão e do Presidente Ramos Horta, e com a qual o Município de Torres Novas mantém um acordo de cooperação, viu assim oficializada a criação da Associação Klibur Manatuto Anan, entidade de natureza política e social que visa o desenvolvimento integrado de todo o distrito de Manatuto. Este projecto inovador surge na sequência da intenção do Governo começar a implementar os municípios em Timor. Uma ambição que levou António Rodrigues a percorrer todo o território timorense em 2008, a convite de Xanana Gusmão, com vista à apresentação de uma proposta destinada à implementação gradual do poder local naquele país. É na sequência desse trabalho que surge o projecto-piloto da criação de uma comissão preparatória, com vista à criação do futuro Município de Manatuto, concretizada, para já, na constituição da Associação Klibur Manatuto Anan.

Para a cerimónia, que contou com uma grande assistência, diversos embaixadores e com a presença das duas maiores figuras do Estado Timorense, foi convidado o Presidente da Câmara de Torres Novas, enquanto “amigo de Timor Leste e de Manatuto”, segundo as palavras proferidas no discurso de Xanana Gusmão. Obrigado a declinar o convite, por motivos de ordem pessoal, António Rodrigues viria a ser abordado no sentido de tomar parte da cerimónia fazendo uso do potencial da Internet. Assim, foi através do serviço Skype que António Rodrigues entrou em directo junto daquela plateia, cerca das 3.40h (11.40h em Timor), depois do discurso de abertura de Ramos Horta, sendo a sua imagem projectada numa tela.

Seguir-se-ia o discurso do Primeiro-Ministro Xanana Gusmão, que mencionou a importância do papel de Torres Novas no âmbito da cooperação com Manatuto e na futura criação desse município, valorizando a relação de amizade que mantém com o seu Presidente, Dr. António Rodrigues, a quem, referiu, confiou a título pessoal o Surik da sua Casa Sagrada.

Sem comentários:

Mais lidas da semana