sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Angola: COOPERAÇÃO COM MAPUTO ASSENTA EM BASES FIRMES


Embaixador cessante de Moçambique António Matonse apresentou cumprimentos de despedida ao Presidente da República - Fotografia: Rogério Tuti

Kumuênho da Rosa – Jornal de Angola

O Presidente da República recebeu, ontem, cumprimentos de despedidas de António Matonse, embaixador cessante de Moçambique em Angola.

Na audiência, de aproximadamente meia hora, no Palácio Presidencial da Cidade Alta, o diplomata, que hoje mesmo regressa ao seu país, falou com o Chefe de Estado sobre as relações entre Luanda e Maputo, principalmente os oito anos do seu mandato.

 “Ao partir digo, em resumo, que as nossas relações são excelentes e, porque estão alicerçadas na História e numa amizade profunda, tornaram-se especiais”, declarou António Matonse, aos jornalistas, à saída da audiência.

O diplomata moçambicano referiu que as “profundas mudanças socioeconómicas e também políticas em Moçambique e em Angola permitiram que, nos últimos oito anos, se reconstruísse “o edifício jurídico da cooperação”.

O árduo trabalho desenvolvido neste período, salientou, resultou na assinatura de cerca de 30 acordos e instrumentos jurídicos, que permitem que a gente coopere de uma forma ampla, em praticamente todos os sectores.

O diplomata associou, como resultado do trabalho feito no plano da cooperação, as visitas do Presidente Armando Guebuza a Luanda.

“O Presidente Guebuza durante o tempo em que estive aqui visitou três vezes Angola, a primeira em 1995, a segunda, no ano passado, pela cimeira da CPLP, e a terceira, este ano, por ocasião da cimeira da SADC”.

O diplomata recordou que o actual Chefe de Estado moçambicano já tinha estado antes em Angola, como secretário-geral da FRELIMO, numa visita oficial, a convite do MPLA, e noutra ocasião, em Dezembro de 2003, para participar no V Congresso do mesmo partido.

António Matonse citou a cooperação empresarial como outra “mais-valia” resultante do esforço empreendido na “reestruturação do edifício da cooperação”.

“Começamos de uma forma incipiente e hoje estamos a consolidar essas relações. Temos empresários moçambicanos a investir em Angola e muitos empresários angolanos a investir em Moçambique, no sector da banca, na imobiliária e no    turismo. Os moçambicanos têm estado a investir em Angola na restauração e no comércio”, referiu.

O diplomata realçou também a ligação aérea Luanda/Maputo, considerando-a “símbolo vivo da excelência das relações de cooperação”, que “vem facilitar o transporte rápido de pessoas e mercadorias” entre as duas cidades, beneficiando especialmente o sector turístico que, “a cada dia, gera mais receitas em Moçambique.

Sem comentários:

Mais lidas da semana