sábado, 10 de setembro de 2011

Angola: UNITA acusa Polícia por faltar com a verdade quanto ao paradeiro do líder da JURA




ANGOLA 24 HORAS

A Polícia Nacional alega desconhecer o paradeiro exacto do Secretario Geral da JURA, Mfuka Muzemba, preso na passada Quinta-feira por fotografar um grupo de jovens que protestavam pela liberdade dos manifestantes de 3 de Setembro. Em nota distribuída à imprensa, cuja íntegra se segue, a UNITA, acusa a polícia de falar com a verdade.

“O Grupo Parlamentar da UNITA, tem vindo a acompanhar com bastante apreensão a elevada onda de detenções por parte das forças policiais, na sequência de manifestações, envolvendo inicialmente manifestantes e posteriormente cidadãos simplesmente interessados em tomar conhecimento da situação.

Nas suas diligências e no quadro institucional, membros da Direcção do Partido e Deputados do Grupo Parlamentar da UNITA, deslocaram-se no dia 8 de Setembro do ano em curso, à 1ª Esquadra Policial da 1ª Divisão, sita na Ilha do Cabo, onde se encontravam vários detidos naquela manhã, incluindo o Secretário-Geral da JURA Mfuka Muzemba.

O Oficial de Polícia faltou com a verdade, negando a presença dos detidos naquele local. De salientar que a esposa de Mfuka, senhora Margarida fazia parte da Delegação supra-citada.

Posteriormente, a mesma Delegação contactou o Piquete Central que se encontra na Marginal de Luanda e o Comando provincial que infelizmente não forneceram qualquer informação alegando dificuldades de comunicações.

Até ao presente momento a polícia não foi capaz de assumir, em conformidade com a lei, o paradeiro dos detidos que incluí dirigentes nacionais juvenis.

Face a esta atitude da Policia nacional, atentatória as liberdades e garantias plasmadas na Constituição da República de Angola, o Grupo Parlamentar da UNITA apela as Instituições relevantes do Estado Angolano, nomeadamente:

• Chefe do Governo;
• Ministro do Interior e respectivos Comandos da Policia;
• Procuradoria da República;

No sentido de garantirem o estrito respeito aos direitos, liberdades e garantias do cidadão, que se constatou estarem a ser manifestamente violados.

Luanda, aos 9 de Setembro de 2011. 

O GRUPO PARLAMENTAR DA UNITA”

Sem comentários:

Mais lidas da semana