sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Banco do Brasil: INTERESSE EM ENTRAR EM ÁFRICA É ENORME




GL - LUSA

São Paulo, 23 set (Lusa) -- O presidente do Banco do Brasil (BB), Aldemir Bendine, disse quinta-feira que o mercado africano, em especial o dos países de língua portuguesa, é uma das prioridades do processo de internacionalização da instituição.

"Nós temos um interesse enorme em entrar no continente africano. Temos algumas oportunidades analisadas, que só ainda não se concretizaram por questões negociais e pela falta de uma oportunidade melhor", afirmou Bendine, durante um almoço com empresários, promovido pela Câmara Portuguesa de Comércio no Brasil, em São Paulo.

O projeto do BB, disse Bendine, é crescer em África por meio de parcerias com instituições estabelecidas no continente, exemplificando com o acordo estabelecido em 2010 entre o Banco do Brasil, o também brasileiro Bradesco e o Banco Espírito Santo (BES) para atuar na região.

Segundo Bendine, os países africanos não cumprem um dos requisitos que orientam a internacionalização do BB, que é ter uma forte comunidade brasileira. No entanto, destacou que há uma crescente presença de empresas do Brasil em África.

O responsável também acrescentou que a rentabilidade do mercado bancário africano ronda os 45 por cento, o que torna o negócio mais atrativo.

Bendine admitiu, entretanto, que a crise mundial está a afetar o plano de internacionalização do BB como um todo.

"O cenário de maior incerteza tem gerado atraso nas negociações em curso", disse.

Sem comentários:

Mais lidas da semana