quinta-feira, 1 de setembro de 2011

BIENAL DO LIVRO DO RIO COMEÇA NESTA QUINTA-FEIRA





Cerca de 600 mil pessoas devem passar pelos três pavilhões do Riocentro durante os dez dias, a contar desta quinta-feira (1), da 15ª edição da Bienal do Livro do Rio de Janeiro.  Neste ano, o evento faz uma homenagem ao Brasil, que será sede da Copa de 2014 e dos jogos olímpicos de 2016 e, para isso, organizou uma série de mesas com escritores brasileiros, como Luiz Fernando Veríssimo, Ana Maria Machado, Ferreira Gullar, Zuenir Ventura, Rui Castro e outros.

Mesmo assim, o evento, como de costume, conta com a presença de 23 escritores estrangeiros, entre eles a americana Anne Rice, autora de Entrevista com o vampiro. Também estarão presentes, entre outros grandes nomes, William P. Young, autor do best-seller A cabana, que figura há três anos entre os mais vendidos de 2010; o especialista no gênero policial, Michael Connelly; o indiano Amitav Ghosh, autor dos títulos Maré voraz e O palácio de espelho e Leonard Mlodinow, autor de O andar do bêbado.

Os espaços mais visitados nas últimas edições continuam na programação deste ano. Entre eles, o Café Literário é dedicado a um bate papo entre os autores e o público e terá 38 sessões além de apresentar novidades como o Sarau Poético, para declamação de poesias. Já o Mulher em Ponto promete receber autoras para um bate-papo sobre suas obras e os mais variados temas de interesse feminino.

Atração que sempre conquista o público nas edições do evento, o Livro em Cena, espaço onde famosos declamam obras de seus escritores preferidos, contará com a presença de personalidades como Eriberto Leão, Elba Ramalho, José Wilker, Marcello Antony, Camila Morgado e Thiago Lacerda.

Literatura infantil e infanto-juvenil

Para dar alento ao público teen, a Bienal contará com a presença da atriz e cantora americana Hilary Duff, que veio ao Rio para lançar seu primeiro romance, Elixir. Também estarão presentes a escritora Alyson Nöel, dona da série ‘Os imortais’, e Lauren Kate, autora da série ‘Fallen’.

A organização do evento espera receber até o próximo dia 11, cerca de 170 mil crianças em visitação escolar. Os espaços Maré de Livros e Biblioteca Mirim contam com uma programação especial para as crianças e pais, com brincadeiras interativas, obras dirigidas ao público infantil e contação de histórias.

A programação completa do evento pode ser acessada no site da Bienal.

Horários de funcionamento

A Bienal começa nesta quinta-feira (1), de 12h às 22h. Nos fins de semana, os portões abrem às 10h e nos demais dias, às 9h.

Como comprar

Os ingressos para a Bienal custam R$ 12, e estão disponíveis nos pontos de venda espalhados pela cidade (veja a lista abaixo). Idosos e estudantes pagam meia-entrada. Professores, profissionais do livro e bibliotecários não pagam para entrar, mas, para isso, devem se cadastrar no site da Bienal e levar identificação e comprovante de profissão.

Pontos de venda

POSTOS DE GASOLINA: Posto BR:  Bougainville, Parque das Rosas, Posto Catita, Piraquê, Jacarepaguá e Praia da Barra. Posto Shell: São Bento, Santa Cruz e Icaraí.

AGÊNCIAS DE TURISMO: 021 Turismo: Centro, Zoar Turismo: Centro. Agência Intercâmbio World Study: Caxias.

LOJAS: Banco de Areia: Rio Sul e Botafogo Praia, South:  Búzios, West Shopping, São Gonçalo, Iguatemi, Ilha Plaza, Grande Rio, Top, Shopping, Madureira, Nova América, Center Shopping, Carioca Shopping, Passeio Shopping, Santa Cruz, Bangu, Plaza Niterói, Via Parque, Tijuca, Tijuca Saens Peña, Nilópolis Square, Caxias Shopping, Méier e Av. Rio Branco. Casa do Atleta: Alcântara e Niterói. Mania de Torcedor: Niterói, São Gonçalo e Icaraí. Só Tricolor: Petrópolis. Time Mania Sport: Cabo Frio. Só Torcedor: Leblon. Yoggi: Jardim Botânico - Local: O Riocentro fica na Avenida Salvador Allende 6.555, na Barra da Tijuca.

Sem comentários:

Mais lidas da semana