segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Brasil: FATOS EM FOCO




Hamilton Octavio de Souza - de São Paulo – Correio do Brasil

Genocídio paulista

 No primeiro semestre de 2011, a Polícia Militar do Estado de São Paulo matou 334 pessoas, das quais 241 ocorrências foram registradas como sendo “resistência seguida de morte”, que é a forma de “justificar” a violência policial, mesmo quando as vítimas são sumariamente executadas. Pior do que o quadro desse verdadeiro genocídio é o discurso cada vez mais fascistóide das autoridades diante do aumento da violência.

Revertério Líbio

 O belicismo e o terrorismo de Estado criam suas próprias contradições: a OTAN fez de tudo para derrubar o ditador líbio Muamar Kadafi. Depois se descobriu que entre os grupos rebeldes que detonaram o governo Kadafi existem alguns ligados diretamente com a organização Al Qaeda, que é considerada a grande inimiga dos governos ocidentais. E agora, o que vão fazer com os novos donos da Líbia?

Petróleo social

Depois de participarem de uma grande manifestação pública em Brasília, dia 24 de agosto, os militantes da campanha “O petróleo tem que ser nosso” lotaram a audiência realizada na Câmara dos Deputados. O movimento defende a Petrobras 100% estatal e o fim dos leilões que privatizam a exploração e o lucro do petróleo do pré-sal. Seu objetivo é estimular o debate na sociedade e conquistar o apoio do Congresso Nacional.

Luta popular  

Empenhada na mobilização do Grito dos Excluídos – dia 7 de setembro –, o movimento Assembléia Popular está focado nas seguintes lutas: redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais; 10% do PIB para a Educação; contra o uso de agrotóxicos; defesa da reforma agrária; contra a reforma do Código Florestal; política de incentivo para a agricultura camponesa; defesa dos direitos humanos contra os mega-projetos e mega-eventos.

Anticapitalismo

Em artigo veiculado dia 24 de agosto, o sociólogo português Boaventura de Sousa Santos relaciona vários pontos para a urgente reconstrução das esquerdas e “evitar a barbárie”. No seu terceiro ponto ele diz: “O capitalismo é amoral e não entende o conceito de dignidade humana; a defesa desta é uma luta contra o capitalismo e nunca com o capitalismo (no capitalismo, mesmo as esmolas só existem como relações públicas)”. Claríssimo!]

Certidão negativa

 O Tribunal Superior do Trabalho aprovou a criação do Banco Nacional de Devedores Trabalhistas, previsto na Lei 12.440/11, que tem por função expedir a Certidão Negativa de Débito Trabalhista, documento obrigatório para toda empresa participar de licitações e contratar com a administração pública. Quem tem dívida trabalhista transitada em julgado está fora do jogo. Resta saber se o Judiciário vai fiscalizar o cumprimento da nova lei!

Sem limite

Com o sugestivo nome de “Operação Mar de Lama”, a Polícia Federal já identificou 55 pessoas envolvidas em fraudes nos contratos de fornecimento da merenda escolar, em Pernambuco, com quase R$2 milhões desviados dos cofres públicos. A PF adianta que a mesma quadrilha que rouba o dinheiro da merenda em Pernambuco opera também em outros estados, inclusive em municípios de São Paulo. Até onde vai o “mar de lama”?

Grandes fortunas

Em seminário organizado pelo Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal, o diretor técnico do Dieese, Clemente Ganz Lúcio, deixou claro que a desoneração da folha de pagamento – proposta pelo governo para favorecer as empresas – vai fragilizar o financiamento da Previdência Social, com efeitos danosos na economia. Para ele, é preciso cobrar mais impostos de quem ganha mais. Tudo tão óbvio!

Crime bárbaro

Em nota sobre o assassinato de Valdemar Oliveira Barbosa, militante do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Marabá, dia 25 de agosto, em plena luz do dia (às 10 horas), num bairro de Marabá, a Comissão Pastoral da Terra protestou contra a impunidade de vários crimes seguidos, nos quais “o comportamento da polícia civil do Pará tem sido de investigar as vítimas e não os responsáveis pelas mortes”. Até quando?

1 comentário:

Anónimo disse...

Genocídio paulista?

Falar dos mortos em consequência do tráfico de drogas nem pensar, né? E todos esses mortos pela polícia eram "vitimas", né?

Quer dizer, não são poucos os casos de traficantes paulistas mortos em confrontos com a polícia todo mês, e aqui também esses viram "vítimas". Foi o que eu entendi?

Mais lidas da semana