quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Cabo Verde: Informações e Comunicações militares são propostas da cooperação com Angola






JSD - LUSA

Cidade da Praia, 06 set (Lusa) -- As áreas das Informações Militares e das Comunicações Militares, bem como a formação da Polícia Nacional são as três propostas de cooperação apresentadas hoje pelo ministro da Defesa cabo-verdiano ao seu homólogo angolano.

As propostas apresentadas por Jorge Tolentino a Cândido Van Dunem, que começou hoje uma visita oficial de 24 horas a Cabo Verde, vão ser discutidas entre hoje e quarta-feira numa reunião entre as delegações dos dois países, cujos respetivos ministérios da Defesa assinaram um acordo de cooperação técnico-militar em 2007.

"O acordo tem tido uma área altamente privilegiada, que é a da formação. Mas há dois setores que queremos ver discutidos com alguma profundidade: a cooperação no domínio das Informações Militares, que queremos desenvolver seriamente no setor da Defesa em Cabo Verde, e outro que tem a ver com as comunicações militares", disse.

"Há ainda a questão da formação da Polícia Militar (de Cabo Verde). São três propostas muito concretas", acrescentou Jorge Tolentino, salientando as excelentes relações bilaterais no domínio da Defesa.

Por seu lado, Cândido Van Dunem mostrou-se "grato" e "satisfeito" com o convite cabo-verdiano, que, disse, permitirá "manter os níveis de cooperação já existentes e ampliá-los, onde houver essa necessidade", mostrando abertura para as propostas de Cabo Verde.

"As relações de cooperação entre os ministérios de Defesa e as Forças Armadas dos dois países são, de facto, sólidas. Não têm ainda uma abrangência substancial mas, em função das necessidades manifestadas pelos dois Estados -- executivos e Forças Armadas --, tendem para que esta abrangência possa gradualmente crescer", explicou.

Falando aos jornalistas após uma visita de cortesia ao Primeiro-ministro, José Maria Neves, e antes de fazer o mesmo com o Presidente cessante cabo-verdiano, Pedro Pires, o ministro angolano lembrou que o acordo assinado em 2007 tem "uma latitude vasta".

"O acordo tem uma latitude onde podemos encontrar a formação, troca de experiências, participação em ações conjuntas em termos de exercícios militares, intercâmbio de visitas entre os membros dos ministérios e das Forças Armadas dos dois países, entre outras", salientou.

Os resultados das negociações são dados a conhecer quarta-feira numa conferência de imprensa prometida por Jorge Tolentino e que marca o fim da visita oficial do general angolano a Cabo Verde.

Sem comentários:

Mais lidas da semana