segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Comissão Anti-Corrupção entrega sete casos ao MP que envolvem membros do governo




MSE - LUSA

A Comissão Anti-Corrupção (CAC) de Timor-Leste disse hoje à agência Lusa que estão a ser investigados 16 casos de corrupção, sete dos quais já foram enviados para o Ministério Público, e que há membros do governo envolvidos.

"Até agora estamos a investigar 16 casos, entre esses já submetemos o relatório ao Ministério Público de sete casos por vários tipos de corrupção", disse José António Neves, vice-comissário da CAC.

Questionado pela Lusa se há membros do governo envolvidos, José António Neves disse que "há membros do governo".

"Há membros do governo, mas o processo ainda não está finalizado porque a comissão só tem a competência de investigar, depois da investigação, remetemos o relatório da investigação para o Ministério Público para continuar com o processo da acusação", disse.

Segundo António Neves, entre os casos "há também entidades importantes" de Timor-Leste, mas os "processos seguem como todos os outros de indivíduos que cometem crimes de corrupção".

"Nós não podemos mencionar o nome das pessoas que estão envolvidas nestes casos", explicou à Lusa.

A Comissão Anti-Corrupção de Timor-Leste tem, segundo a lei timorense, competência de promover a investigação, em conjunto com o Ministério Público, mas cabe ao Ministério Público fazer acusação final, depois de estudar a investigação feita pela CAC.

Segundo o vice-comissário da CAC, os sete casos entregues ao Ministério Público estão relacionados com "abuso de poder e intervenção económica em negócios".

"Mas a acusação final depende do Ministério Público, nós investigamos aquilo que a lei permite", concluiu.

Sem comentários:

Mais lidas da semana