segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Governo também quer saber a verdade sobre alegados casos de corrupção - vice PM


Lúcia Lobato, ministra da Justiça, está com Termo de Identidade e Residência (PG)

MSE - LUSA

Díli, 05 set (Lusa) -- O vice-primeiro-ministro de Timor-Leste, José Luís Guterres, disse hoje à Agência Lusa que o Governo também quer saber a verdade sobre os alegados casos de corrupção que estão a ser investigados pelo Ministério Público.

A Comissão Anti-Corrupção (CAC) de Timor-Leste disse hoje que estão a ser investigados 16 casos de corrupção, sete dos quais já foram enviados para o Ministério Público, e que há membros do Governo envolvidos.

"Nós queremos também saber a verdade. Sempre dissemos na altura, hoje e amanhã que, por favor, encontrem evidências e ponham-nos nos tribunais, provedoria e também na Comissão de Anti-Corrupção", afirmou o vice-primeiro-ministro.

Segundo José Luís Guterres, os membros do executivo estão "disponíveis para ir responder".

"Nós não temos problemas. Estamos disponíveis para ir responder. Nós, quando viemos para este Governo, viemos para servir o povo e não para servirmos a nós próprios e se alguém cometeu alguma infração também está disponível para cumprir pena na prisão", sublinhou.

O vice-primeiro-ministro timorense salientou também que "em muitos países ainda não existe a possibilidade de os membros do Governo, antes de terminarem o seu mandato, terem as suas contas bancárias e os bens da família a serem investigados por qualquer comissão".

"Pelo menos em Timor há leis que protegem o Estado para que não haja governantes corruptos", afirmou.

A Comissão Anti-Corrupção de Timor-Leste tem, segundo a lei timorense, competência de promover a investigação, em conjunto com o Ministério Público, mas cabe a este fazer acusação final, depois de estudar a investigação feita pela CAC.

Segundo o vice-comissário da CAC, os sete casos entregues ao Ministério Público estão relacionados com "abuso de poder e intervenção económica em negócios".

Sem comentários:

Mais lidas da semana