quarta-feira, 28 de setembro de 2011

COOPERAÇÃO MILITAR FORMA TIMORENSES E DESTACA PORTUGUESES PARA MISSÕES DE APOIO





Os projetos de cooperação militar portuguesa com Timor abrangem formação a oficiais, sargentos e praças, além de militares portugueses destacados no território para apoiar as Forças Armadas timorenses, disse fonte do Exército à Agência Lusa.

A cooperação na área da Defesa entre os dois países abrange quatro cadetes timorenses em Portugal, na Academia Militar, mais um sargento na Escola Prática de Infantaria, detalhou, na terça-feira, a mesma fonte do Estado-Maior do Exército.

Timor destacou 12 militares -- um oficial, um sargento e 10 praças -- para integrar a Unidade de Engenharia 11, a projetar para o teatro de operações no Líbano, tendo integrado o treino daquela unidade no Campo Militar de Santa Margarida, na região Centro, acrescentou.

Portugal, por seu turno, nomeou um oficial para prestar apoio à estrutura superior da Defesa e das Forças Armadas de Timor-Leste, mais um oficial de apoio à Casa Militar da Presidência da República timorense, além de cinco oficiais e quatro sargentos com a missão de instalarem o Centro de Instrução Militar em território timorense.

O Exército cedeu ainda um oficial para apoiar a componente terrestre das Forças Armadas em Timor-Leste.

Em termos de cooperação na área da Defesa, Portugal, acolhe ainda alunos para o Curso de Auditores de Defesa Nacional, ministrado pelo Instituto de Defesa Nacional.

O Governo e o primeiro-ministro timorense, Xanana Gusmão, que se encontra em Portugal em visita oficial, renovaram, na terça-feira, os protocolos de cooperação militar a partir de 2012, ano em termina a missão de paz das Nações Unidas e em que as forças internacionais planeiam sair de Timor-Leste.

Sem comentários:

Mais lidas da semana