terça-feira, 27 de setembro de 2011

Embaixador da China destacou "boa tendência" nas relações de cooperação com Timor-Leste




MSE - LUSA

Díli, 27 set (Lusa) -- O embaixador chinês em Timor-Leste, Fu Yuanchong, destacou hoje, por ocasião da celebração do 62º aniversário da fundação da República Popular da China, a "boa tendência" das relações de cooperação entre os dois países.

"É com grande satisfação que assistimos a uma boa tendência de desenvolvimento das relações de cooperação entre a China e Timor-Leste. São também agradáveis as boas notícias que chegam no que diz respeito à cooperação económica e comercial", afirmou.

A China já entregou este ano às autoridades timorenses a escola primária, o bairro militar e até ao final do ano deverá estar concluído o edifício do Ministério da Defesa e Quartel das Forças de Defesa de Timor-Leste.

Ainda no âmbito da cooperação entre os dois países, a China vai iniciar brevemente a construção do Centro de Estudos Judiciários.

"Diversas empresas chinesas com forte capacidade visitaram Timor-Leste para explorar as oportunidades comerciais no mercado, assinando com os empresários locais vários documentos de intenção, que constituem um alicerce sólido para a futura cooperação", salientou o diplomata.

O presidente do parlamento de Timor-Leste, Fernando La Sama de Araújo, afirmou que a China é um dos países que mais contribui para o desenvolvimento do país e de uma forma distinta.

"A ajuda chinesa tem características distintas das dos outros países, e para vos ser sincero a que mais aprecio é a não pretensão de alterar o modo como Timor-Leste e o governo e o seu povo são", afirmou Fernando La Sama de Araújo.

Segundo o presidente do parlamento timorense, há um "profundo respeito pelas tradições locais e a ajuda não é condicionada a determinada ação política ou legislativa".

Sem comentários:

Mais lidas da semana