sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Frente Parlamentar Mista de Combate à Corrupção tem apoio de movimentos sociais





Deputado Praciano diz que esse tipo de manifestação contra a corrupção tem que se espalhar pelo país, pois só assim teremos cidadãos conscientes de que o dinheiro público tem dono, que é a sociedade.

Brasília - A Frente Parlamentar Mista de Combate à Corrupção realizou manifestação pública, ontem, com a distribuição de panfletos contendo um levantamento de proposições voltadas para o combate à corrupção que tramitam na Câmara e no Senado. Foram distribuídas cartilhas e panfletos aos demais Deputados contendo todas as propostas que estão à espera de votações pelas comissões temáticas das duas Casas Legislativas e pelos respectivos plenários.

Antes do evento, os parlamentares da Frente de Combate à Corrupção estiveram com manifestantes da sociedade civil que, nos gramados do Congresso, ficaram centenas de vassouras para simbolizar a faxina contra a corrupção. A intenção dos integrantes do movimento das vassouras era entregar uma vassoura a cada parlamentar, o que não aconteceu por terem sido impedidos de adentrarem no recinto do Congresso. Segundo o deputado Francisco Praciano (PT-AM), o movimento é bem vindo. “Esse movimento não agride ao parlamento, pois o que vem da sociedade não pode prejudicar o legislativo, que deve sempre responder aos anseios da sociedade, com o risco da população não se sentir representada pelos seus parlamentares.

“Esse tipo de manifestação contra a corrupção tem que se espalhar pelo país, pois só assim teremos cidadãos conscientes de que o dinheiro público tem dono, e que esse dono é toda a sociedade”, disse ainda Praciano.

A Frente Parlamentar, presidida pelo deputado Francisco Praciano, conta com o apoio de várias entidades e movimentos que também combatem a corrupção no País, entre eles a Controladoria-Geral da União (CGU), a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), a Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), a Associação dos Magistrados do Brasil (AMB), o Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral, entre outras.

A Frente Parlamentar Mista de Combate a Corrupção quer fazer uma parceria com a sociedade, para que ela pressione o parlamento a votar e aprovar as mais de 140 propostas que combatem a corrupção e que hoje estão paradas esperando para serem votadas nas Comissões e no plenário da Câmara e do Senado, finalizou Praciano.

Um ano do “Ficha Limpa”

Parlamentares, ministros de Estado e outros convidados vão celebrar hoje (29), no auditório Nereu Ramos, da Câmara dos Deputados, o primeiro aniversário do projeto que deu origem à Lei da Ficha Limpa. O vice-presidente da República, Michel Temer, que presidia a Casa à época da apresentação da proposta, também foi convidado. A comemoração ocorrerá no Salão Verde, mesmo local em que foram entregues as 1,6 milhão de assinaturas do projeto de iniciativa popular que deu origem ao projeto.

Crianças empunhando bandeirolas do Brasil, vindas de escolas que estão realizando trabalho sobre cidadania no processo eleitoral, se unirão às autoridades para cantar parabéns para o projeto Ficha Limpa.

Integrantes da Frente Parlamentar de Combate à Corrupção pediram na última quarta-feira (21) a ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) celeridade no julgamento das ações que questionam a constitucionalidade da Lei da Ficha Limpa. As informações são da Câmara dos Deputados.

Sem comentários:

Mais lidas da semana