terça-feira, 27 de setembro de 2011

FRETILIN só não terá candidato próprio às presidenciais por "razões de unidade nacional"




MSE - LUSA

Díli, 27 set (Lusa) -- O secretário-geral da Frente Revolucionária do Timor-Leste Independente (FRETILIN), Mari Alkatiri, disse hoje que o partido só não terá candidato próprio às eleições presidenciais por "razões de unidade nacional", porque a vitória nas eleições gerais de 2012 está garantida.

"Um partido com esta envergadura que tem garantida a vitória, tanto nas presidenciais, como nas legislativas em princípio se não tiver candidato próprio só por outras razões, razões nacionais, de unidade nacional", afirmou Mari Alkatiri, em declarações à Agência Lusa.

Para o dirigente do partido, "à partida não faz sentido nenhum a FRETILIN não ter candidato próprio".

"Pode existir um candidato que tenha maioria já na primeira volta", salientou, sem nunca precisar se o atual presidente do partido, Francisco Lu Olo Guterres, é o candidato às eleições presidenciais de março de 2012.

"Nós vamos apresentar um candidato à Presidência da República, se apresentarmos, mas o que nós queremos é um chefe de Estado. Queremos atingir alguém com a envergadura de um chefe de Estado e até aqui não temos tido", concluiu.

Mari Alkatiri explicou também que o "candidato da FRETILIN tem a ver com a situação presente", mas também com o facto de o partido ter escrito "a história de libertação do país".

"Portanto, há outros compromissos nesta trajetória toda da libertação do país. A FRETILIN quer a todo o custo assumir esses compromissos no sentido de estabilizar o país", disse.

Sem comentários:

Mais lidas da semana