sexta-feira, 30 de setembro de 2011

São Tomé e Príncipe: PSP FORMA 50 NOVOS AGENTES DA POLÍCIA NACIONAL




MYB - LUSA

São Tomé, 30 set (Lusa) - Cerca de 50 novos agentes ingressaram hoje na Polícia Nacional de São Tomé e Príncipe depois de uma ação de formação ministrada por oficiais da Polícia de Segurança Pública Portuguesa (PSP).

No ato de incorporação que marcou também o encerramento do curso, o tenente coronel da PSP Mesquita Fernandes reconheceu o "empenho e profissionalismo" demonstrados pelas autoridades são-tomense no planeamento e execução desta formação "e pela forma como têm contribuído para que a policia nacional caminha no sentido da capacitação dos seus quadros".

Mesquita Fernandes disse que esta formação se enquadra no âmbito da cooperação técnico militar entre São Tomé e Lisboa, um "compromisso" que o Governo português "assumiu" e que tem como uma das vertentes a formação de quadros da polícia são-tomense.

Dos mais de 200 inscritos inicialmente na formação, apenas passaram nos testes 50 agentes.
Para o comandante geral da Polícia Nacional, Roldão Boa Morte, esta incorporação de novos agentes dá maior capacidade à polícia nacional "para garantir uma resposta firme aos problemas criminais que assolam a sociedade são-tomense".

"Dada a dimensão dos problemas sociais existentes nos tempos que correm, a Polícia Nacional precisará a médio prazo do reforço de mais elementos, pois só assim estará em condições de ter a cobertura cabal de todo o território nacional em termos de presença e visibilidade policial", afirmou.

O ministro da Defesa e Ordem Pública, Carlos Stock, apelou aos novos agentes para que "no exercício da proteção da legalidade" o façam "com firmeza, mas também com responsabilidade, ponderação e bom senso".

Sem comentários:

Mais lidas da semana