sexta-feira, 30 de setembro de 2011

GOVERNO DE TIMOR-LESTE E ORDEM DOS ADVOGADOS DE PORTUGAL ASSINAM ACORDO...




... para formação de advogados timorenses

MSE - LUSA

Díli, 30 set (Lusa) -- A ministra da Justiça de Timor-Leste, Lúcia Lobato, e o bastonário da Ordem dos Advogados de Portugal, Marinho Pinto, assinaram hoje em Díli um memorando de entendimento para a formação de advogados timorenses em Portugal.

"Este acordo traz-nos muita esperança no âmbito da preparação, da formação dos nossos advogados timorenses que irão brevemente ser acolhidos em Portugal", afirmou a ministra no final da assinatura do memorando de entendimento.

Segundo a ministra, Portugal é um dos parceiros importante de Timor-Leste no setor da justiça, tendo já dado formação a magistrados, procuradores e defensores públicos.

"Estamos a fazer história neste momento. Estamos a dar os primeiros passos no sentido de apoiar os nossos irmãos timorenses a constituírem uma advocacia forte, competente, independente e uma advocacia que assuma em plenitude todas as responsabilidades que os estados modernos, as sociedades democráticas lhes exigem", afirmou, por seu lado, Marinho Pinto.

Segundo Marinho Pinto, é a "primeira vez que a Ordem dos Bastonários faz um acordo com um Ministério da Justiça de um país irmão. "

"O governo de Timor-Leste está no bom caminho. Promover a independência da advocacia vai dar frutos muito positivos na defesa das liberdades, na defesa dos direitos dos cidadãos, na defesa do fortalecimento do Estado de Direito, da democracia e da dignidade da pessoa humana", disse.

No âmbito do memorando de entendimento, a Ordem dos Advogados de Portugal vai acolher brevemente os primeiros oito advogados timorenses que terão formação prática em vários escritórios de Lisboa e receberão ações de formação ministradas pela Ordem.

Durante a sua estada em Díli, Marinho Pinto manteve encontros com as autoridades locais e participou numa palestra sobre a criação da Ordem dos Advogados timorense.

Sem comentários:

Mais lidas da semana