terça-feira, 20 de setembro de 2011

Líbia: GENERAL DE KADHAFI FOI CAPTURADO, ANUNCIA CNT




ÁFRICA 21, com agências

Al-Abaaj, procurado pelas forças do novo regime líbio, "foi capturado ao lado de familiares quando viajavam em cinco veículos", disse Mohamed Wardugu.

Benghazi - Um influente general das forças do antigo governo de Muammar Kadhafi foi capturado segunda-feira no sul da Líbia, anunciou hoje a AFP, que cita uma fonte do Conselho naciontal de transição (CNT), em Benghazi.

"O general Belgacem Al-Abaaj, chefe dos serviços de informação do antigo regime na região de Al Khofra, foi capturado segunda-feira entre as cidades de Sebha e Oum Alaraneb", revelou Mohamed Wardugu, representante da "Brigada do Escudo do Deserto" em Benghazi.

Al-Abaaj, procurado pelas forças do novo regime líbio, "foi capturado ao lado de familiares quando viajavam em cinco veículos", disse Mohamed Wardugu, irmão do comandante da Brigada, Barka Wardugu.

"Este general cometeu vários crimes em Al Jofra (extremo sul do país) e liderava as operações de sabotagem contra os poços de petróleo".

Mohamed Wardugu informou ainda que as forças do novo governo entraram na cidade de Sebha, onde "tomaram o aeroporto, a cidadela e o quartel Fares", mas "os combates ainda prosseguem em alguns bairros".

"Mais de 300 mercenários de Kadhafi fugiram. Nossos combatentes montaram emboscadas e mataram, feriram ou prenderam vários deles".

Mohamed Wardugu fez um apelo internacional a favor da população desta região do sul do país, integrada essencialmente pela etnia Tubu, que está privada de electricidade, água potável, remédios e até alimentos".

"Todos os dias morrem crianças, mulheres e idosos. Os feridos foram levados a Benghazi para atendimento médico", revelou ardugu sobre Sebha, 2.500 km de Tripoli.

Wardugu também protestou contra o fato de o novo governo transitório não incluir qualquer representante Tubu. "Vivemos oprimidos por 42 anos e não aceitaremos isto na nova Líbia".

Sem comentários:

Mais lidas da semana