sexta-feira, 16 de setembro de 2011

ONU: ANGOLA FOI ROSTO DA OPOSIÇÃO AFRICANA A REPRESENTAÇÃO DA LÍBIA PELO CNT




INFORPRESS - LUSA

Nova Iorque, 16 Set (Inforpress) – Angola foi hoje o rosto da oposição africana nas Nações Unidas à representação da Líbia pelo Conselho Nacional de Transição (CNT), que acabou por ser confirmada pela Assembleia-geral.

Perante a Assembleia Geral e em representação do grupo regional da África Austral (SADC), o embaixador angolano Ismael Martins defendeu que, como o CNT não é um governo interino, as credenciais diplomáticas líbias não podem ser firmadas por um presidente, primeiro ministro ou chefe de diplomacia, conforme as regras do plenário da ONU.

“O CNT controla a Líbia, mas ainda não e um governo interino ou de outro género”, declarou o diplomata angolano.

O grupo regional acabou por colocar à votação uma moção pedindo o adiamento da questão das credenciais líbias.

Esta contou apenas com 22 votos a favor, 107 contra e 12 abstenções.

A União Africana tem marcada para segunda-feira uma reunião em Nova Iorque do seu Conselho de Segurança, em que a representação da Líbia na ONU é um dos assuntos em agenda.

O comité de credenciais da ONU recomendou a aceitação do CNT como legítimo representante da Líbia, na reunião de hoje da Assembleia-geral.

O embaixador angolano frisou que a União Africana “não se opõe ao CNT”, mas UA “tem sido consistente na sua insistência de um governo de unidade abrangente”.

“O marco de um governo de unidade nacional ou interino não foi alcançado. O CNT comprometeu-se no futuro próximo a estabelecer esse governo”, adiantou.

Já depois de derrotada a moção africana, a Assembleia de 193 Estados decidiu, por uma maioria de 114 votos a favor e 17 contra, a entrega do assento líbio na ONU ao CNT, o órgão político dos rebeldes que derrubaram o regime de Muammar Kadhafi.

Sem comentários:

Mais lidas da semana