RÁDIO ONU, com audio
Solicitação de adesão foi entregue ao Secretário-Geral, Ban Ki-moon, nesta sexta-feira pelo presidente Mahmoud Abbas, em Nova York.
Mônica Villela Grayley, da Rádio ONU em Nova York
A Autoridade Nacional Palestina oficializou, nesta sexta-feira, sua intenção de se tornar um Estado-membro das Nações Unidas.
Uma carta com a candidatura foi entregue ao Secretário-Geral, Ban Ki-moon, em Nova York, pelo presidente palestino, Mahmoud Abbas.
Delegações
Minutos depois, Abbas discursou na Assembleia Geral, onde foi aplaudido de pé, por algumas das delegações.
Mahmoud Abbas começou o discurso falando da falta de progresso nas negociações com Israel no último ano.
Estados Unidos e Brasil
De acordo com a Carta das Nações Unidas, a candidatura da Autoridade Palestina deve agora ser analisada pelo Conselho de Segurança. O órgão então decidirá recomendar ou não a solicitação à Assembleia Geral, encarregada de votar qualquer pedido de pertença às Nações Unidas.
Em seu discurso na ONU, na terça-feira, o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, disse que o caminho para a construção de um Estado palestino passa por negociações diretas entre Israel e os palestinos e não pela candidatura em órgãos das Nações Unidas.
A mesma posição é defendida pelo governo israelense.
Já o Brasil afirmou, durante o discurso da presidente Dilma Rousseff na abertura dos debates da Assembleia Geral, que deve haver uma aceitação da candidatura palestina.
Lusofonia na Rádio ONU:
Sem comentários:
Enviar um comentário