Ministério da Educação e Ciência
Comunicado
O Ministro da Educação e Ciência, Nuno Crato, e o Ministro da Educação de Timor Leste, João Câncio de Freitas, estiveram hoje reunidos para discutir as linhas gerais de renovação de dois protocolos de cooperação na área do ensino.
O Protocolo para a Criação e Desenvolvimento das Escolas de Referência tem como objectivo a criação de estabelecimentos de ensino de excelência em Timor Leste, sob a gestão administrativa da Escola Portuguesa de Díli. Neste momento existem cinco escolas nas quais docentes portugueses estão a leccionar e nas quais em breve passarão a orientar o trabalho de colegas timorenses. Pretende-se alargar a existência destas escolas a todos os distritos e com isto promover a qualificação do sistema educativo do país. A partir de 2013 inicia-se um período de transição durante o qual a gestão das escolas de referência será partilhada entre os dois países, passando posteriormente a ser feita exclusivamente por Timor Leste.
O Protocolo de Assistência Técnica tem por objectivo apoiar a formação de recursos humanos timorenses através do envio de técnicos superiores portugueses nas diversas áreas – bibliotecas, desenvolvimento e inovação curricular, administração e gestão escolar e apoio à educação pré-escolar, entre outros. Tem-se por objectivo capacitar pessoal local para que o sistema de ensino do país cresça de forma estruturada e de modo a atender às necessidades da população.
Os protocolos serão assinados na próxima semana durante a visita do Primeiro-ministro Xanana Gusmão a Portugal. O calendário desta visita será oportunamente divulgado.
Sem comentários:
Enviar um comentário