terça-feira, 6 de setembro de 2011

Se há julgamentos de manifestantes é porque houve violações da lei, diz ministro da Defesa





O ministro da Defesa de Angola considerou hoje, na Cidade da Praia, que as detenções feitas sábado pela polícia angolana na sequência da manifestação em Luanda só aconteceram porque houve violação da lei.

Falando aos jornalistas à saída de uma visita de cortesia a José Maria Neves, primeiro-ministro de Cabo Verde, Cândido Van Dunem, escusando-se a ir mais longe, sustentou que essas violações levam a que haja julgamentos sumários dos detidos. "Se há um julgamento é porque há uma violação dos princípios institucionalmente previstos. Mas é uma matéria de ordem interna. Eu sou ministro da Defesa, embora membro do Governo, e prefiro não me imiscuir diretamente naquilo que são responsabilidades que me são alheias", disse.

Questionado pelos jornalistas sobre se é habitual em Angola realizarem-se julgamentos sumários, Cândido Van Dunem salientou que a acção do Estado e/ou do Governo tem correspondência jurídica e legal. "Devo dizer que qualquer acção do Estado, do executivo, que não fuja das balizas previstas na Constituição ela encontra respaldo jurídico-legal.

Neste caso, temos a certeza de que quem está a tratar desta matéria está a observar o que está previsto na lei", concluiu. Sábado, em Luanda, centenas de jovens pediram a destituição do Presidente angolano, José Eduardo dos Santos, no poder há 32 anos, manifestação que terminou com a detenção de 24 pessoas, segundo a polícia, enquanto fontes próximas dos manifestantes falam em 50 detidos.

A organização Human Rights Watch afirma que pelo menos 30 detidos continuam incontactáveis e com paradeiro desconhecido. Dos jovens detidos, 21 foram hoje presentes a um juiz para julgamento sumário, que acabou por ser adiado para quinta-feira.

1 comentário:

´Leopoldo Chala disse...

As pessoas que tem pensamento negativo são servo do satanás, eles não veja o bem que os outro faz, só pensa criar desordem para satisfazer o desejo satânico, cuidado meu queridos compatriotas as leis provem do Deus que nos crio, a desobediência provem do diabo satanás, o nosso pais esta melhorar cada dia, o presidente estar muito tempo no poder foi por causa das guerras prologada, os espíritos maligno da inveja, mentira, de odio, vingança, egoísmo, ganancia, permaneceu no nosso pensamento e nos prejudicou muito, muitas vidas foram exterminado o causador de todos desconforto são ser humanos ignorante que acarta pensamentos negativa do satanás e incentiva praticar as vontades diabólicas, culminando com a matanças entre nos. A paz chegou em pouco tempo, vamos solidarizar a nossa paz, não podemos ser enganado com pensamento de diabo para sofrer mais. Vamos respeitar nossos dirigentes, quem queira estar no poder devem criar seu partido e vai alcançar o poder através das eleições. ABRA OLHO NOVA GERAÇAO ANGOLANOS

Mais lidas da semana