terça-feira, 6 de setembro de 2011

Sindicato de Jornalistas Angolanos repudia agressões e dificuldade de diálogo com autoridades




ÁFRICA 21, com agência

O Sindicato dos Jornalistas Angolanos (SJA) repudiou , em Luanda, a agressão a jornalistas de órgãos de comunicação social nacionais e estrangeiros durante manifestação no sábado.

Luanda - O Sindicato dos Jornalistas Angolanos (SJA) repudiou hoje, em Luanda, a atitude de elementos não identificados por agressão a jornalistas de órgãos de comunicação social nacionais e estrangeiros que se encontravam a cobrir uma manifestação realizada no último sábado, 03 de Setembro, na Praça da Independência.

De acordo com um documento do SJA, o sindicato repudia essa atitude perpetrada que resultou em danos morais e físicos, na destruição dos meios de trabalho de alguns jornalistas, entre os quais câmaras de filmagem e gravadores.

O SJA apela as autoridades a identificar e responsabilizar criminalmente os autores das agressões.

O sindicato recorda que os jornalistas se encontravam no local em serviço e não eram protagonistas, factor que agrava a agressão.

O SJA constata, com muita preocupação, a existência, nos últimos tempos, da deterioração das condições de segurança para os jornalistas no exercício da sua profissão.

Não obstante ter já havido manifestação de interesse, por parte do SJA, para a realização de encontros com responsáveis do Ministério do Interior e do Comando Geral da Polícia Nacional, com vista ao esclarecimento de situações que têm envolvido jornalistas em Angola, estes nunca se concretizaram.

Assim, o SJA manifesta total disponibilidade para com as citadas entidades e reitera e intenção de continuar a encetar contactos no sentido de se melhorar a protecção dos jornalistas no exercício das suas funções. As informações são da Angop.

Sem comentários:

Mais lidas da semana