quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Timor-Leste: MARI ALKATIRI PEDE A PM XANANA GUSMÃO PARA SE DEMITIR




DESTAK - LUSA

O secretário-geral da FRETILIN, Mari Alkatiri, criticou hoje a atuação do Governo timorense e pediu ao primeiro-ministro, Xanana Gusmão, para apresentar a demissão.

 “(…) Eu peço ao irmão Xanana para se demitir a fim de salvar este Governo da corrupção. Se não o fizer, então está apenas a estragar o dinheiro do povo Maubere”, afirmou Mari Alkatiri, no início do III Congresso Nacional do partido, pedindo às pessoas para respeitar o passado de Xanana Gusmão, porque é património da FRETILIN.

Segundo Mari Alkatiri, assiste-se ao enriquecimento repentino de alguns grupos de pessoas, enquanto os “pobres estão cada vez mais pobres”.

“Na semana passada, neste mesmo local, Centro de Convenções de Díli, o irmão Xanana reconheceu que o dinheiro do orçamento deste Governo, de facto, anda a voar como um foguetão da NASA”, disse Mari Alkatiri.

“Este congresso é para reforçar a democracia, mas reforça também a paz, a estabilidade para libertar o povo pobre e frágil, não através de distribuir dinheiros, mas com um plano e programa", afirmou Mari Alkatiri.

Para o dirigente, o plano e o programa passam pela existência de um bom sistema de saúde e de educação.

“Não é como agora, um sistema de educação desorganizado (…), que provoca a discriminação das crianças e não corresponde ao sistema de educação no futuro”, disse.

Segundo Mari Alkatiri, “outro caminho para libertar o povo” é através da construção de infraestruturas, mas programadas e planeadas.

“Estamos a falar sobre o dinheiro do povo e por isso nós temos de melhorar a vida do povo e não se pode estragar o dinheiro do povo (…)”, disse.

Neste congresso, que termina no domingo, a FRETILIN vai escolher os candidatos às presidenciais e legislativas do próximo ano.

*Foto em Lusa

1 comentário:

Anónimo disse...

MEUS VOTOS DE HUMILDE COMBATENTE AFRICANO!

Que a humildade, a dignidade e a solidariedade inspire a FRETILIN em nome de identificação para com o povo que dela tanto contributo recebeu em prol da liberdade, da independência e agora também em prol da democracia!

Que esse amor também prova de vida, seja rigoroso, fervoroso, autêntico, inspirador e se multiplique pelo seu exemplo para além das fronteiras!

Que a paz seja uma cultura com evidências e essas evidências tragam mais felicidade a todo o povo maubere, mais longevidade à vida de cada indivíduo, mais conhecimento, mais consciência, mais capacidade, mais construção sustentável, efectivamente sustentável, mais mobilização para que todos sejam um só corpo com unidade nacional e coerência.

Que os dirigentes exijam de si próprios mil vezes provas de honestidade, de seriedade, de verdade, transparência e justiça, antes de exigir de seja quem for.

A humanidade precisa de todos e de cada um de nós não mais para a guerra, mas para o trabalho que fortaleça o sentido da vida, pois estamos todos da passagem e um mundo melhor é possível para as futuras gerações!

Martinho Júnior.

Luanda.

Mais lidas da semana