MSE - LUSA
Baucau, Timor-Leste, 14 set (Lusa) -- O Presidente de Timor-Leste, José Ramos-Horta, disse hoje em Baucau, a leste de Díli, que há progressos na "busca da paz" para o país, mas que "ela ainda é frágil".
"Temos feito progressos enormes na busca da paz, mas ela ainda é frágil, é preciso continuar sempre atento, a trabalhar para ir até às raízes dos problemas e resolvê-los", afirmou o chefe de Estado timorense no final da inauguração da Casa da Paz em Baucau pelo Centro para a Promoção da Paz e do Desenvolvimento (CEPAD).
Segundo o Presidente timorense, o projeto da CEPAD, que prevê a criação de quatro casas da paz no país até ao final do ano, é a "única que tem uma estratégia".
"É a única que eu creio tem uma estratégia a longo prazo, indo analisar os problemas que persistem no país e a inauguração desta casa de paz é uma conclusão de trabalho que estão a fazer, mas que não termina por aqui", disse.
A Casa da Paz hoje inaugurada em Baucau pretende ser um espaço neutro onde partidos políticos, grupos de artes marciais, e a sociedade em geral podem resolver os seus problemas através do diálogo.
"Esta casa tem de ser utilizada pelos partidos políticos, pelas organizações não-governamentais, pela sociedade civil sob orientação do CEPAD para irmos à raiz dos problemas que existem no país e eu estou muito otimista", afirmou o Presidente timorense.
Sem comentários:
Enviar um comentário