quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Inaugurada Casa da Paz de Baucau para população perceber "raiz dos problemas"




MSE - LUSA

Bacau, Timor-Leste, 14 set (Lusa) -- A cidade de Baucau, no leste de Timor-Leste, tem a partir de hoje uma Casa da Paz, um "espaço neutro" onde a população pode discutir a paz e encontrar "a raiz dos problemas" das comunidades através do "diálogo comunitário permanente".

A Casa da Paz de Baucau é a segunda inaugurada no país - a primeira foi construída em Aileu, no centro de Timor-Leste - e é um programa do Centro para a Promoção da Paz e Desenvolvimento.

Segundo Mário Alves, coordenador do programa das Casas de Paz em Timor-Leste, o objetivo é dar à população um espaço onde possa "expor as suas opiniões e visões da paz", ao mesmo tempo que se desenvolve um projeto de "diálogo comunitário permanente".

"Os diálogos comunitários permanentes são encontros realizados na Casa da Paz para todos aqueles que estão envolvidos numa questão de violência de artes marciais, violência doméstica, abuso sexual...", afirmou Mário Alves.

Segundo o coordenador do programa, as "pessoas reúnem-se com as autoridades tradicionais e locais e com as vítimas para procurar a raiz do problema, para encontrarem uma solução correta".

"Muitas vezes há soluções que são provenientes de cima e que não se coadunam com a realidade de cada lugar ou distrito", explicou, sublinhando que o objetivo das Casas da Paz é que as pessoas comecem a perceber que têm de resolver os problemas que arranjam.

"Eles é que arranjam os problemas. Eles têm de encontrar a raiz do problema e encontrar uma solução. Nós apenas somos intermediários, somos os facilitadores", acrescentou.

Segundo Mário Alves, a Casa da Paz é um "espaço neutro para qualquer tipo de pessoas, para qualquer grupo que pretenda resolver um diferendo".

"Quando há violência entre grupos de diferentes igrejas não pode haver discussão porque um grupo não quer ir ao salão da outra igreja porque, não são daquela igreja, e assim sucessivamente", ilustrou.

Até ao final do ano vão ser construídas mais duas Casas da Paz no centro e sul do país, mas, segundo Mário Alves, o Centro para a Promoção da Paz e Desenvolvimento está a estudar estender o programa a outros distritos.

Em Aileu, a Casa da Paz já promoveu 24 diálogos com a participação de mais de 700 pessoas.

O programa é apoiado pela Fundação Caridosos da Austrália, através do Grupo Global de Desenvolvimento australiano.

Sem comentários:

Mais lidas da semana