NC - TVNET
Xanana Gusmão vai receber o grau de Doutor Honoris Causa pela Universidade de Coimbra (UC). A cerimónia decorre a 28 de setembro, pelas 10h30, na Sala dos Capelos.
A chegada do Primeiro-Ministro da República Democrática de Timor-Leste à UC está prevista para as 9h30, sendo recebido junto à Porta Férrea pelo Reitor, João Gabriel Silva.
A atribuição do título Honoris Causa a Xanana Gusmão foi proposta pela Faculdade de Letras (FLUC) e reconhece "uma figura de invulgar dimensão humana e o político que, com visão lúcida e estratégica, deu um passo tão importante para a afirmação da lusofonia".
Segundo comunicado enviado às redações, o diretor da FLUC, Carlos André lembra que Xanana Gusmão "é, ele mesmo, um espírito, afeiçoado às Artes, nomeadamente à poesia e à pintura, que cultivou, uma e outra, nos dias agrestes da luta nas montanhas e nos não menos agrestes tempos da prisão em Cipinang".
Kay Rala Xanana Gusmão nasceu a 20 de junho de 1946 em Manatuto, Timor-Leste.
Xanana Gusmão foi um dos principais ativistas pela independência de Timor-Leste, tendo sido, durante largos anos, chefe da resistência timorense, durante a ocupação indonésia. Foi o primeiro Presidente da República de Timor-Leste, ocupando atualmente o cargo de Primeiro-ministro.
Sem comentários:
Enviar um comentário