terça-feira, 27 de setembro de 2011

XANANA, UMA VISITA EMOCIONADA A LISBOA




TVI24

Portugal e Timor-Leste assinaram esta terça-feira protocolos nas áreas da Defesa e Segurança Interna e um memorando de entendimento sobre infra-estruturas. Xanana Gusmão que está de visita oficial a Lisboa esteve reunido com Cavaco Silva e com Passos Coelho, onde se deixou emocionar ao recordar o apoio de Portugal a Timor.

«Pedimos a continuidade do apoio à formação da polícia e de todas as componentes da segurança interna», disse. Xanana Gusmão congratulou-se por Timor-Leste ter conseguido «quebrar o ciclo de violência de dois em dois anos», assumindo o compromisso de que os erros do passado não serão repetidos.

O primeiro-ministro timorense referiu-se também à actual situação económica de Portugal, adiantando que espera que «o povo português possa dar um exemplo de determinação e de firmeza», na resolução da crise.

Visivelmente emocionado, lembrou o tempo em que «o povo português sentiu nas veias o sangue que se perdia em Timor-Leste» para desejar sucesso a Portugal.

Por seu lado, o primeiro-ministro português, Pedro Passos Coelho, disse que Portugal acompanha de forma muito próxima o desenvolvimento em Timor-leste, com o qual tem «relações bilaterais excelentes».

Para o chefe do Governo português, o plano de desenvolvimento de Timor-Leste é uma «oportunidade grande» para que Portugal alie a vontade e o sentimento de proximidade à necessidade de envolvimento no desenvolvimento do país.

Para Passos Coelho, a assinatura dos acordos de cooperação hoje em Lisboa são a expressão de como o governo está a «trabalhar arduamente para um nível de cooperação muito elevado», mas representam também «sementes para o futuro» relacionamento com Timor-Leste.

O primeiro-ministro português elogiou ainda os esforços «bem sucedidos de instaurar uma sociedade democraticamente madura», considerando que as eleições presidenciais e legislativas de 2012 são o culminar dessa estratégia bem conhecida.

«Em cada português há também um timorense que anseia por um desenvolvimento, pela paz e pela segurança a que Timor tem mais do que direito», rematou Passos Coelho.


Sem comentários:

Mais lidas da semana