terça-feira, 11 de outubro de 2011

ÁFRICA DO SUL, ANGOLA E MOÇAMBIQUE NA AGENDA DA PRESIDENTE DO BRASIL




ÁFRICA 21 – com agência

Em Durban, Dilma Rousseff vai 'participar da 5ª Cúpula do Ibas – que reúne Índia, Brasil e África do Sul.

Brasília – A presidente do Brasil, Dilma Rousseff, efetua na próxima semana visita à África do Sul e possivelmente a Angola e Moçambique.

Dilma desembarcará em Durban, na África do Sul, para participar da 5ª Cúpula do Ibas – que reúne Índia, Brasil e África do Sul. A presidente brasileira deve ir também a Pretória, a capital política da África do Sul. Na visita, Dilma Rousseff destacará o interesse brasileiro em ampliar as parcerias na região.

Há, ainda, a possibilidade de estender a viagem para Moçambique e Angola. A ideia é que Dilma visite Maputo, capital moçambicana, e Luanda, a angolana. O ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, disse segunda-feira (10) que o governo quer incrementar as relações comerciais e econômicas com os países em desenvolvimento.

Em Moçambique, empresas brasileiras mantêm uma série de investimentos em vários setores, sendo que a exploração de carvão, pela Vale, é um dos principais. Porém, o país também é alvo das atenções da China. Para enfrentar a competição com os chineses, o governo brasileiro oferece investimento em território moçambicano usando a mão de obra local.

Para Angola e Moçambique, as exportações brasileiras se concentram em produtos industrializados, carne de frango (congelada, fresca ou refrigerada), açúcar refinado, veículos de carga e chassis com motor e carrocerias para veículos automóveis. As informações são da ABr.

Sem comentários:

Mais lidas da semana