terça-feira, 4 de outubro de 2011

AUSTERIDADE NÃO É A SOLUÇÃO PARA A CRISE, ALERTA DILMA ROUSSEFF





Na primeira visita à Europa depois da eleição no Brasil e antes do arranque da cimeira com a União Europeia, Dilma Rousseff deixou um recado: a Presidente brasileira diz que a austeridade não é a solução para a crise.

A declaração de Rousseff feita ao lado do primeiro-ministro da Bélgica seguiu-se a um encontro à porta fechada com Yves Leterme.

A chefe de Estado brasileira põe de lado aumentos de impostos e corte na despesa como o caminho para resolver a crise , o que, segundo ela, apenas fomenta o desemprego e não promove o crescimento.

Na opinião de Dilma, o remédio para a crise passa pelo aumento do consumo e do investimento, em vez de mais medidas de austeridade.

Hoje,  Dilma reúne-se com o seu homólogo da Comissão Europeia, Durão Barroso, para debater  o aprofundamento das relações bilaterais, a crise económica e a questão  palestiniana, entre outros temas. 

Este é já o segundo encontro entre os dois líderes, uma vez que a cimeira  UE/Brasil teve início, na segunda-feira, com um jantar. 

"O Brasil é mais do que um parceiro estratégico - é um país com a mesma  forma de pensar, com quem queremos trabalhar em questões de interesse mundial,  como o desenvolvimento sustentável, as alterações climáticas e a nossa agenda  do G20", disse Durão Barroso, na antecipação da cimeira. 

Paralelamente à cimeira, decorre em Bruxelas o 5. Encontro Empresarial  UE-Brasil. 
De Bruxelas, a Presidnete do Brasil segue para a Bulgária e a Turquia.

Sem comentários:

Mais lidas da semana