GL - LUSA
São Paulo, 16 out (Lusa) - A compra de caças militares pelo Governo brasileiro deverá ser discutida na próxima semana entre o ministro da Defesa do Brasil, Celso Amorim, e autoridades francesas, disse à Agência Lusa uma fonte do Governo brasileiro.
Os franceses eram, supostamente, os preferidos do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para fornecer 36 caças para a Força Aérea Brasileira (FAB).
No entanto, quando Dilma Rousseff assumiu o Governo brasileiro, o projeto de renovação da frota militar foi suspenso e, devido à crise económica, não deverá ser retomado pelo menos até meados de 2012.
A decisão frustrou os planos da companhia francesa Dassault, fabricante dos aviões Rafale. Além dela, estão na disputa os Super Hornet F/A-18, da americana Boeing, e os Gripen NG, da sueca Saab.
A agenda de Amorim em França, que se segue a uma visita a Portugal, inclui encontros com o ministros da Defesa, Gerard Longuet, e dos Negócios Estrangeiros, Alain Juppé.
O responsável brasileiro também participará numa conferência na Biblioteca Nacional da França e fará uma visita ao estaleiro da Direction des Constructions Navales Services (DCNS), companhia que construirá submarinos no Brasil.
A viagem do ministro brasileiro à França ocorrerá logo após sua passagem por Portugal na segunda-feira.
A agenda de Amorim em Portugal inclui reuniões com o primeiro-ministro Pedro Passos Coelho, o presidente Aníbal Cavaco Silva e com o ministro da Defesa Nacional, José Pedro Aguiar-Branco.
*Foto em Lusa
Sem comentários:
Enviar um comentário