quarta-feira, 12 de outubro de 2011

CNRT pode vir a apoiar candidatura de Taur Matan Ruak, mas decisões só em janeiro - Babo




MSE - LUSA

Díli, 12 out (Lusa) - O secretário-geral do Conselho Nacional da Reconstrução de Timor-Leste (CNRT) disse hoje que não será uma surpresa se o seu partido vier a apoiar a candidatura de Taur Matan Ruak às presidenciais, mas remeteu essa decisão para janeiro.

"A posição do partido irá ser formalmente anunciada depois de uma conferência que vai ter lugar em janeiro de 2012, que irá reunir todos os quadros políticos do partido e de todo o território", afirmou Dionísio Babo à Agência Lusa.

Segundo o secretário-geral do CNRT, durante a conferência "é que se vai decidir se a CNRT irá apoiar qualquer candidato ou vir com o seu próprio candidato para as eleições presidenciais".

Para Dionísio Babo, o general Taur Matan Ruak é uma "figura nacional, uma figura da resistência", acrescentando que também há muitos quadros do partido que fizeram parte da resistência.

"Por isso, não há surpresa se ele vier a ser um candidato potencial do partido, mas isso é uma coisa que vai ser decidida mais tarde", sublinhou.

Dionísio Babo salientou também que o CNRT está aberto a outros candidatos, porque, disse, a "maioria desses nomes que já estão no papel para se candidatem são pessoas que fazem parte da resistência".

"Esperamos mais um, dois meses para ver e o partido decidirá qual será a sua preferência", disse.

O general Taur Matan Ruak, que pediu a demissão da chefia das Forças Armadas no início de setembro, anunciou na segunda-feira que é candidato às eleições presidenciais de 2012 em Timor-Leste.

Nas eleições presidenciais de 2007, o CNRT apoiou José Ramos-Horta, que venceu o escrutínio.

Além de Matan Ruak, também o deputado Manuel Tilman, líder do partido KOTA (União dos Filhos Heróicos da Montanha), anunciou a sua candidatura.

A imprensa timorense tem avançado com vários possíveis candidatos às presidenciais de 2012, sendo apontados o presidente do parlamento timorense, Fernando La Sama Araújo, ou o atual Presidente, José Ramos-Horta, que afirmou recentemente que anuncia em janeiro se se recandidata.

Sem comentários:

Mais lidas da semana