segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Diretor do Folha 8 condenado por difamação a figuras de topo das autoridades angolanas




NME - LUSA

Luanda, 10 out (Lusa) - O jornalista angolano e diretor do semanário Folha 8, William Tonet, foi hoje condenado por calúnia e difamação a um ano de prisão convertível a uma multa de cem mil dólares, que deverá ser paga num prazo de cinco dias.

William Tonet respondia em tribunal pelos crimes de calúnia e difamação contra várias figuras das autoridades governamentais angolanas, duas das quais da Presidência, num caso que remonta a 2008.

Na acusação, estavam o chefe da Casa Militar da Presidência de Angola, general Helder Vieira Dias "Kopelipa", o chefe dos serviços de informação da Presidência, general José Maria, o antigo chefe de Estado Maior das Forças Armadas, general Francisco Pereira Furtado, e o diretor da Alfândega de Angola, Sílvio Burity.

A decisão do tribunal, já objetivo de recurso pela defesa, foi lida no Tribunal Provincial de Luanda Dona Ana Joaquina, onde decorreu a sessão do julgamento.

Em declarações à agência Lusa, William Tonet disse que todas as matérias divulgadas naquele semanário "ficaram provadas em tribunal", afirmou Tonet, acusando o juiz de ter sido "parcial" na sentença.

William Tonet respondeu em tribunal como diretor do Folha 8, não tendo sido o autor das matérias publicadas no jornal sobre generais angolanos alegadamente donos de minas de diamantes e sobre casos de nepotismo.

Mantendo a intenção de apresentar um recurso, Tonet disse não ter condições para pagar a indemnização e outras multas aplicadas, porque o jornal não tem aquele dinheiro.

O diretor do Folha 8 hoje condenado é também um dos advogados de defesa do grupo de jovens que foram presos há cerca de um mês, no decurso de uma manifestação anti-governamental em Luanda, mas o jornalista não estabeleceu relação entre os dois acontecimentos.

2 comentários:

Anónimo disse...

William Tonet lamento bastante eis um dos Jornalista e Advogado da época que mostra a boa fé para salvar este povo sofredor e oprimido, devido ao regime do partido oportunista, dirigido por um estrangeiro que nunca vai reconhecer o sofrimento deste povo. Mesmo que haja pessoas que te quer calar a sua voz. Aceito que tú tem poder, porque as palavras que tú prefere não vem de ti mais sim, inspirado por Deus. Não teme porue Deus Está contigo, Deus sempre estará no lado da Razão, Salva o seu povo, todo mundo estão ouvindo a sua voz, esperando que um dia este povo que não tem voz aqual tú representa um dia fará de tí uma grande lembrança deste momento tão cruel da opressão do regime MPLA PT e do seu Líder Assassino JOSÈ EDUARDO DOS SANTOS. Força eu estou contigo

"ROBSON" Uíje disse...

Tonett! meu e nosso amigo defensor, quem crê não teme. O povo sabe que és inocente e que estas entidades que dizem ser difamadas também sabem que é real e que tudo quanto foi dito corresponde a verade. Mas como o país tinha sido entregue a um estrangeiro FINGIDO, GATUNO e MENTIROSO "JOSÉ EDUARDO DOS SACOS DE DINHEIRO", então fazem tudo para nos arruinar nós como donos. Portanto Irmão não te preocupes que EU estive e Estarei contigo. Bernardo

Mais lidas da semana