quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Governo timorense decide mudar embaixador em Cuba por "comportamento inaceitável"




MSE - LUSA

Díli, 12 out (Lusa) - O governo de Timor-Leste decidiu mudar o embaixador do país em Cuba, Egídio de Jesus, devido a "comportamento inaceitável", refere uma deliberação do conselho de ministros timorense a que a agência Lusa teve hoje acesso.

A deliberação do conselho de ministros, emitida no passado dia 05, refere que a decisão foi tomada, "tendo conhecimento do comportamento inaceitável do atual embaixador e após analisados detalhadamente todos os fatos relativos à representação diplomática de Timor-Leste em Cuba, tendo reunido prova suficiente relativamente aos mesmos".

O documento recomenda ao ministro timorense dos Negócios Estrangeiros, Zacarias da Costa, que "promova o mais rapidamente possível a chegada de um novo embaixador de Timor-Leste a Cuba e dos diplomatas necessários ao bom funcionamento da embaixada em Havana a fim de restabelecer a dignidade do Estado timorense junto do governo e Estado cubano".

O conselho de ministros expressa também o "seu desagrado" e "repudia veemente o comportamento e irresponsabilidades demonstradas pelo atual embaixador em Cuba".

Segundo a deliberação, a decisão do conselho de ministros foi tomada depois de o embaixador ter abandonado o edifício que alberga a representação diplomática timorense e transferido a atividade da embaixada para a sua residência.

"A recusa de transferência do mandato de Presidente do Grupo Ásia em Cuba para o embaixador do Vietname em 2010, a má gestão de verbas disponibilizadas para o regresso a Timor-Leste dos médicos de nacionalidade timorense a residirem em Cuba e o desrespeito pelas instruções dos superiores hierárquicos", foram outras das razões apontadas para a substituição do diplomata.

Segundo o documento, o diplomata timorense Nuno Moniz Alves vai passar a assumir a "título transitório, as funções de encarregado de negócios na embaixada de Timor-Leste em Havana até à chegada do novo embaixador e respetiva equipa".

2 comentários:

Anónimo disse...

Mais outro que deve regressar como Secretário de Estado para Becora.
O Sr. Jorge Teme também teve comportamento indigno em Camberra, continua a ter e continua a ser o Secretário de Estado de Oecussi.
Se geriu mal as verbas dos estudantes deveria era regressar para Becora.

Beijinhos da Querida Lucrécia

Anónimo disse...

e aquele que foi detido no aeroporto de Darwin na posse dos $400.000(quatrocentos mil dolares US)nao vai ser demitido? continua no governo para puder roubar mais....

Mais lidas da semana