sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Macau: Habitação é a área que mais insatisfação gera em termos de políticas governamentais



DM - LUSA

Macau, China, 27 out (Lusa) - A política do Governo para a habitação continua a figurar no topo das áreas que mais insatisfação gera entre os residentes de Macau, de acordo com os resultados de um inquérito revelados hoje.

O inquérito, com uma amostra de 1.505 pessoas, teve como principal objetivo identificar o "Índice de Felicidade" da população local fixado em 71,6 pontos com base nas respostas que foram facultadas por telefone, numa escala de 0 a 100 pontos - em que 100 representa o nível de satisfação máxima. Face ao ano passado, o índice manteve-se praticamente inalterado.

No capítulo das políticas do Governo o nível de satisfação geral situou-se nos 63,3 pontos, com os inquiridos a mostrarem, sem surpresas, e pelo segundo ano consecutivo, maior desagrado em relação às iniciativas governamentais direcionadas para a habitação (51,1 pontos).

A falta ou insuficiência de medidas no plano dos problemas juvenis - como envolvimento com drogas - conquistou o segundo lugar em termos de insatisfação (57,5 pontos), enquanto as políticas para o emprego figuraram no último lugar do mesmo pódio (63,3 pontos).

Em sentido inverso, a política educacional foi a que granjeou o maior número de pontos (69,6 pontos) e, por conseguinte, o primeiro lugar do 'ranking' da satisfação.

A sondagem, cujos resultados foram apresentados hoje, foi conduzida pela Associação de Caridade Sin Meng, presidida pela deputada eleita por sufrágio direto Melinda Chan, com os dados a serem analisados e tratados pela Associação de Pesquisas e Sondagens de Macau, sob a liderança do académico Angus Cheong, professor da Universidade de Macau.

Em termos da habitação - área que o Chefe do Executivo prometeu dar especial relevo nas Linhas de Ação Governativa para 2012, que serão apresentadas no próximo mês -, os resultados da sondagem evidenciam que, ao contrário do que se verifica em Hong Kong, os residentes que têm casa própria registaram um nível de satisfação relativamente mais elevado em comparação com os que moram em frações sociais.

"O Executivo deve abster-se de delinear a política para a habitação como uma estratégia independente, mas antes levar em conta as políticas sociais e outros no seu planeamento, dado que há várias políticas que devem trabalhar lado a lado e ser revistas de forma oportuna", afirmou Melinda Chan, ao apontar para a "falta de um plano a médio e longo prazo".

A habitação é o item que mais desagrada ao nível das políticas do Governo, mas a saúde é a área em que se tem vindo a registar uma "preocupação crescente" junto dos inquiridos que deram a este item uma cotação de 93 pontos. "Os residentes têm elevadas expetativas no sistema de saúde", disse Angus Cheong.

Melinda Chan espera que os resultados do inquérito, realizado pela segunda vez, sirvam de referência ao Governo numa altura em que o Executivo prepara as políticas para o próximo ano.

Sem comentários:

Mais lidas da semana