sábado, 15 de outubro de 2011

Indignados – Alemanha: MILHARES DESFILAM CONTRA O PODER DA ALTA FINANÇA




DIÁRIO DE NOTÍCIAS

Cerca de cinco mil pessoas, segundo a polícia e os organizadores, manifestaram-se hoje em Frankfurt contra a política dos bancos, com base no exemplo do movimento norte-americano de protesto "occupy Wall Street".

Os manifestantes, que corresponderam ao apelo do grupo anti-globalização ATTAC, erguiam cartazes a dizer "Não Especulem com a Nossa Vida, ou "Vocês estão a Destruir o nosso Futuro", e encaminharam-se para a sede do Banco Central Europeu (BCE).

Um porta voz dos manifestantes anunciou um bloqueio pacífico da praça em frente ao BCE, por tempo indeterminado.

Durante o desfile, um grupo de teatro encenou uma peça com o significativo título "Europa - Uma Tragédia Grega".

Em Munique, reuniram-se também entretanto cerca de mil pessoas na Stachus Platy, no centro da capital bávara, para protestar contra a alta finança.

"Salvem os Aforradores, e Não Os Bancos" ou "Indignem-se" eram frases que se liam em alguns dos cartazes.

Babs Henn, um dos organizadores do protesto, afirmou à televisão alemã n-tv que "o primeiro passo está dado, as pessoas levantaram-se do sofá, e em Munique também".

Esperam-se para hoje protestos idênticos em vários pontos do globo, incluindo 50 cidades alemãs, nomeadamente em Berlim, junto à sede do governo federal.

O presidente dos neocomunistas do Die Linke (A Esquerda), Klaus Ernst, declarou o seu apoio às manifestações, que classificou de uma "revolta das pessoas honestas".
Os Verdes e os sociais democratas alemães também declararam o seu apoio às manifestações.

O deputado europeu dos Verdes Sven Giegold, em declarações à rádio pública NDR, criticou os responsáveis políticos não só da Europa, mas do resto do mundo, "que não conseguiram regulamentar os mercados financeiros, depois do início da crise internacional, em 2008, e agora têm de novo de salvar os bancos".

*Foto EPA

Sem comentários:

Mais lidas da semana