segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Jornalistas vão receber formação sobre eleições num projecto financiado pela União Europeia




NME - LUSA

Luanda, 03 out (Lusa) - Um grupo de jornalistas de vários órgãos de comunicação social angolanos vão receber formação sobre recenseamento e contencioso eleitoral e os media nas eleições, um projeto transnacional avaliado em seis milhões de euros financiado pela União Europeia.

A notícia hoje divulgada no Jornal de Angola indica que o seminário de formação tem como objetivo dotar os jornalistas de mais conhecimentos sobre matérias ligadas às diversas etapas do processo eleitoral.

No seminário, os jornalistas vão receber formação sobre recenseamento e contencioso eleitoral, educação cívica, entre outros temas.

Segundo o coordenador do projeto Pro-PALOP, Fábio Bargiacchi, o seminário é promovido pela Bridge, organização internacional que promove ações de formação sobre democracia, administração e eleições.

Neste momento, de acordo com Fábio Bargiacchi, decorrem acertos entre a Bridge e a Comissão Nacional Eleitoral de Angola e o Ministério da Administração do Território sobre os detalhes do seminário, que é destinado a outros profissionais ligados às questões eleitorais.

O responsável sublinhou que a União Europeia financia este projeto, que visa apoiar ciclos eleitorais dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP) e de Timor-Leste, no contexto de desenvolvimento de capacidades e de troca de experiências.

Em setembro passado, a Bridge promoveu durante dez dias um seminário de capacitação para diversas instituições, nomeadamente da Comissão Nacional Eleitoral, do Ministério da Administração do Território e de organizações da sociedade civil ligadas a eleições.

Relativamente ao sistema de registo eleitoral aplicado por Angola, o biométrico, Fábio Bargiacchi considerou-o o mais avançado a nível dos PALOP.

Sem comentários:

Mais lidas da semana