domingo, 16 de outubro de 2011

Novos embaixadores de Portugal e Angola apresentam segunda-feira cartas credenciais




JSD - LUSA

Cidade da Praia, 16 out (Lusa) - O novo embaixador de Portugal em Cabo Verde apresenta segunda-feira as cartas credenciais ao chefe de Estado cabo-verdiano, seis meses após Graça Andresen Guimarães ter deixado a Cidade da Praia para seguir para Genebra (Suíça).

Fonte oficial cabo-verdiana disse à Agência Lusa que Bernardo Lucena, ex-secretário-geral adjunto do Ministério dos Negócios Estrangeiros português, apresentará a Jorge Carlos Fonseca os documentos que o acreditam como embaixador extraordinário e plenipotenciário de Portugal numa breve cerimónia que decorrerá no Palácio Presidencial, marcada para as 11:30 locais (13:30 de Lisboa).

Uma hora antes, Josefa Guilhermina Coelho da Cruz fará o mesmo, acreditando-se como embaixadora de Angola na Cidade da Praia e substituindo José César Augusto "Kiluange", que deixou a Cidade da Praia em junho último, depois de, tal como graça Guimarães Andresen, ter sido distinguido com a Primeira Classe da Medalha de Mérito.

Josefa Coelho da Cruz, formada na antiga Jugoslávia, ascendeu ao cargo de embaixadora em novembro de 2010, após desempenhar funções de ministra conselheira no Ministério das Relações Exteriores de Angola.

Por seu lado, Bernardo Fernandes Homem de Lucena, natural de Lisboa, onde nasceu a 22 de agosto de 1960 (50 anos), é licenciado em Direito pela Universidade de Lisboa, tendo já um vasto currículo no MNE português, onde entrou na carreira diplomática em 1986 e foi secretário-geral desde 12 de fevereiro de 2009.

O novo embaixador na Cidade da Praia, que só falará à imprensa depois de se credenciar como embaixador, foi adido de embaixada na Secretaria de Estado (junho de 1987), subiu a secretário de embaixada (abril de 1990), a adjunto do Gabinete do Ministro dos Negócios Estrangeiros (outubro de 1991) e seguiu para a embaixada de Portugal em Paris (fevereiro de 1993).

Foi já Cônsul-Geral em Maputo (dezembro de 1997), primeiro-secretário de embaixada (março de 1998), chefe de Divisão na Direcção de Serviços da PESC (outubro de 2000), correspondente Europeu Ajunto e, depois, Correspondente Europeu (outubro de 2001), conselheiro de embaixada (abril de 2002), diretor de Serviços das Organizações Políticas Internacionais, na Direcção Geral dos Assuntos Multilaterais (dezembro de 2002) e conselheiro na embaixada em Roma (agosto de 2004 a 2009).

Bernardo Lucena é comendador da Ordem do Mérito de Itália, Oficial da Ordem do Mérito da Alemanha; Cruz de Oficial da Ordem "Pro Merito Melitensi" da Ordem Soberana e Militar de Malta, Oficial da Ordem de Orange-Nassau (Holanda), Oficial da Ordem do Mérito de França, Cavaleiro da Ordem de Isabel, a Católica, de Espanha, Cavaleiro da Ordem do Mérito, do Equador e Cavaleiro da Legião de Honra, da França.

Sem comentários:

Mais lidas da semana