quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Rio de Janeiro eleva indemnização para famílias deslocadas em função de obras dos Olímpicos




FYRO - LUSA

Rio de Janeiro, 05 out (Lusa) - A prefeitura do Rio de Janeiro elevou o valor máximo oferecido a moradores de comunidades que terão de deixar as suas casas em função das obras para o Mundial de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016.

Para sair, os moradores têm a opção de entrar no programa do governo federal "Minha Casa, Minha Vida", que tem construído condomínios populares para famílias de baixo rendimento, ou optar pela compra de uma nova casa.

Neste caso, o beneficiário entra para um programa do governo municipal chamado "Compra Assistida", que monitoriza todo o processo de aquisição do novo imóvel.

Até ao momento, o máximo para a compra da nova residência eram 40 mil reais (aproximadamente 16 mil euros). O novo valor, instituído por decreto oficial, publicado na terça-feira, elevou o teto para 77 mil reais (cerca de 31 mil euros).

As famílias que habitam as regiões que terão de ser libertadas para as obras podem ainda optar por receber diretamente uma indemnização. Neste caso, o preço da residência é calculado por metro quadrado e o valor máximo foi alterado de 600 reais (245 euros) para 780 reais (318 euros).

O aumento, que praticamente duplicou o valor pago pela Prefeitura pelos imóveis, ocorre em função da resistência de alguns dos moradores em deixar as suas residências.

Os programas de deslocação também incluem moradores de áreas de risco que precisam deixar as suas casas por questões de segurança.

*Foto em Lusa

Sem comentários:

Mais lidas da semana