segunda-feira, 17 de outubro de 2011

ROGÉRIO LOBATO – UM INJUSTIÇADO, AGORA CANDIDATO À PRESIDÊNCIA DE TIMOR-LESTE




ANTÓNIO VERÍSSIMO

TIMOR-LESTE LIVRE, TIMOR-LESTE JUSTO, TIMOR-LESTE SOLIDÁRIO

Quase um ano antes das eleições presidenciais em Timor-Leste já se perfilam cerca de meia-dúzia de candidatos para o pleito que vem longe. Ramos Horta faz tabu sobre a sua recandidatura à presidência dizendo que só em Janeiro decidirá e tornará público. Na realidade não há pressa.

O general Taur Matan Ruak fez pela enésima vez o anúncio da sua candidatura, agora oficialmente – recorde-se que já há cerca de dois anos que o Timor Lorosae Nação divulgou a intenção do general. Desta feita, há alguns dias atrás, Taur fez o anúncio com pompa e circunstância, abandonando o seu cargo militar de topo máximo nas forças armadas e abraçando a seu modo a condição civil. Todos sabemos que ele é um fortíssimo candidato a vencedor das eleições presidenciais do ano que vem.

Sendo, como é, um fortíssimo candidato, decidindo-se como se decidiu e andou a remoer a ideia cerca de dois anos por via de o convidarem (assim o dizia em off), é quase certo que Ramos Horta não se vai recandidatar. Também é mais que certo que Xanana Gusmão e o seu partido CNRT não iriam apoiar Ramos Horta e que se vai decidir pelo apoio a Taur Matan Ruak. À priori, Taur é o candidato vencedor. Todos os outros, Tilman, Lasama e os que mais vierem de pequenos partidos, serão simples componentes do folclore eleitoral timorense para o cargo de PR. E a Fretilin quem apoia? Vai ter candidato próprio ou apoiará igualmente Taur?

Pelas expetativas e péssima governação da AMP e de Xanana Gusmão nestes anos passados - de governação corrupta e incompetente - é expetante que a FRETILIN venha a vencer as eleições legislativas e que seja o próximo governo. Mas essas eleições só acontecerão cerca de dois meses após as eleições presidenciais 2012. Considerando os ventos favoráveis à FRETILIN irá aquele partido histórico apresentar o seu próprio candidato à presidência? Ou irá apoiar a candidatura de Taur? É que assim de certeza absoluta que ele já venceu e será o próximo PR de Timor-Leste. Diga-se o que se disser, se Taur vencer, será um militar na presidência… Vantagens, mas também inconvenientes que seria fastidioso analisar agora e que talvez mereça uma análise aprofundada futuramente no Página Global.

O INJUSTIÇADO

Tal como outros candidatos já se anunciaram, também Rogério Lobato, militante e dirigente histórico da FRETILIN, o fez a meio da semana que passou. Anunciou a sua candidatura independente por um Timor-Leste livre, justo e solidário. O que não surpreende quem acompanhou o seu percurso durante décadas e conhece a sua doutrina. Haverá os que neste momento se questionam sobre o apoio que a FRETILIN dispensará à candidatura de Rogério Lobato. Uma coisa deve ser certa: a FRETILIN não irá avançar com Lu Olo por candidato como o fez nas eleições anteriores. Naturalmente que Rogério Lobato é o candidato natural com o apoio da FRETILIN e de mais um ou dois partidos do espectro político timorense. Um forte adversário do general Taur Matan Ruak.

Rogério Lobato é irmão de malogrado Nicolau Lobato, assassinado pelos esbirros de Suharto. Nicolau, verdadeiro pai da Nação Timorense - contrariamente ao que se diz sobre a paternidade de Gusmão. Tanto assim é que cerca de três dezenas de Lobatos foram assassinados pelos militares de Suharto e por traidores timorenses a soldo de forças anti-patrióticas, carregadas de ódio e de temor pelo que de melhor e mais justo certos Lobatos desejaram e desejam para os timorenses. Rogério Lobato perdeu mulher e filhos ainda recentemente, em 2006, no golpe de estado forjado por Xanana Gusmão. Era então ministro do interior no governo legitimo chefiado por Mari Alkatiri, da FRETILIN. Quem conhece a história de Timor-Leste sabe que os Lobatos sempre tiveram as cabeças a prémio pelas forças reacionárias timorenses e estrangeiras que vêem em Timor-Leste a “galinha dos ovos de petróleo e gás natural”, caso da Austrália e dos EUA, como antes o ditador Shuarto. Sobre Rogério, um Lobato assumido, que tem lutado denodadamente pelos timorenses nas mais diversas áreas (quase sempre com prejuízo para ele próprio e para a sua reputação) e que tem pago com língua de palmo com injustiças que sobre ele têm recaído, a sua candidatura é absolutamente natural e mais que justo que a FRETILIN e os timorenses em maioria o apoiem e interrompam o circulo de injustiças de que Rogério tem sido vítima, assim como a memória de quase três dezenas de familiares, onde se contam algumas mulheres e crianças.

Devemos então acreditar que em Rogério Lobato está encontrado o sério candidato e adversário circunstancial do general Taur Matan Ruak, um candidato de Xanana Gusmão, do CNRT e provavelmente de uns quantos pseudo democratas que sabemos serem permanentes oportunistas… ou vigaristas. Evidentemente que o general Taur, guerrilheiro e militar sem mácula, muito mais que Xanana Gusmão quando o foi, estará acima de todas as possíveis contrariedades e passados obscuros de uns quantos que o possam vir a apoiar. Mas, se já se perspetiva a vitória da FRETILIN nas próximas eleições legislativas para o parlamento é legitimo fazê-lo igualmente acerca de Rogério Lobato para a presidência de Timor-Leste. Além do mais, elegê-lo será também um modo de o povo timorense, os eleitores, reconhecerem as suas reais capacidades de dirigente com provas dadas e repararem as injustiças de que muitos da família Lobato têm vindo a ser vítimas. Os timorenses estão mesmo necessitados da liberdade, da justiça e da solidariedade propostas por Rogério Lobato e não mais do mesmo, não a continuidade de um Ramos Horta agravado com laivos militares que se encontram no candidato Taur Matan Ruak. Aguardemos que desta vez os timorenses não optem por eleger o mal menor. Salve-se a merecida simpatia e respeito que Taur merece. 

DEPOIS DE ESCRITO

Quando é referido sobre Rogério Lobato acontecimentos ocorridos em 2006 que o apontam de modo condenatório, deveriam ser também equacionadas as ações de Xanana Gusmão, na época PR, num golpe de estado de que hoje não há dúvidas que o dirigiu. Assim como declarações do seu subordinado major Reinado, primeiro obediente seu servidor e militar na ação, depois seu dissidente e revelador das responsabilidades que reportou a Gusmão acerca de mortes e destruições. Ficou célebre a frase de Reinado que é de domínio público em que afirmava que se fosse condenado e preso pelo tribunal devido ao seu envolvimento no golpe de estado e período seguinte, Xanana Gusmão seria o que cumpriria condenação e pena maior que a dele.

Mas, como se sabe, a Xanana Gusmão nada aconteceu nem lhe foram pedidas responsabilidades. Alfredo Reinado foi silenciado em 11 de Fevereiro de 2011 (arquivo morto) em casa de Ramos Horta; foi assassinado em execução com arma de fogo a pouco mais de um palmo ordenada por alguém. Alguém interessado em silenciar o major desiludido com o seu comandante em chefe que era PR de Timor-Leste em 2006 e nessa data, em 2008, já era PM, dono e senhor de Timor-Leste e da história macabra que dirigiu também nessa época.

O que virá a seguir… Esperemos que reine a paz, a democracia, a liberdade, a justiça e a solidariedade, que é a vontade de Lobato e da maioria dos timorenses votados ao aumento da fome e da pobreza na vigência do atual governo Gusmão-AMP - como vem sendo divulgado por estatisticas de organismos internacionais da especialidade. 


*Revisão de texto de Beatriz Gamboa.

4 comentários:

Anónimo disse...

"Rogério Lobato perdeu mulher e filhos ainda recentemente, em 2006"

MENTIRA! ROGERIO LOBATO PERDEU A MULHER EM 1977, NO MATO DURANTE UMA AMBOSCADA DOS INDONESIOS. FILOMENA PIRES LEITE MORREU JUNTOS OS PAIS E 9 IRMAOS.

EM 2006 A CUNHADA DA VERGINIA, AMANTE DO ROGERIO LOBATO, FOI MORTA EM KOMORO. NESTE ASALTO TAMBEM MATARAM 4 FILHOS DESTA SENHORA.

O ROGERIO LOBATO NUNCA PERDEU NENHUM FILHO. ELE TEM DOIS FILHOS COM A SEGUNDA MULHER QUE AINDA RESIDE EM PORTUGAL E TEM 4 FILHOS COM A AMANTE QUE AGORA RESIDE JUNTO COM ELE EM TIMOR !!!!!

Anónimo disse...

O escritor Antonio Verrissimo e um vigarista e mesmo estupido que nao conhece a realidade politica Timorense....

E mesmo pateta.............

Anónimo disse...

Quem sabe sabe...

Anónimo disse...

António és jornalista que não sabe nada, burro e pateta. Porque não escreve sobre a crise que teu país está a enfrentar? Porque no te calla?

Mais lidas da semana