segunda-feira, 10 de outubro de 2011

São Tomé e Príncipe: COOPERAÇÃO COM TAIWAN ESTÁ “CONSOLIDADA” - embaixador




MYB - LUSA

São Tomé, 09 out (Lusa) - O embaixador de Taiwan em São Tomé e Príncipe garantiu que as relações bilaterais entre o seu país e o arquipélago estão "consolidadas" e a quantidade de projetos bilaterais estão "cada vez mais fortalecidos".

Chang Shen falava num banquete promovido pela sua embaixada, na capital são-tomense, para assinalar o centenário (10 de Outubro) da independência de Taiwan e lembrou o projeto de luta contra a malária, no domínio da saúde, como uma das áreas em que a cooperação com São Tomé e Príncipe é mais visível.

"Os nossos esforços conjuntos permitiram baixar a prevalência da malária de 50% em 2003 para menos de 4% atualmente, contribuindo assim que adultos trabalhem normalmente, que as crianças frequentem as escolas com maior assiduidade e que turistas visitem sem temor", disse o diplomata de Taiwan.

"Trata-se de uma contribuição que muito nos orgulha porque é sem dúvida uma contribuição para o desenvolvimento do país", referiu o embaixador Chang Shen.

As relações diplomáticas entre São Tomé e Taipé foram estabelecidas em maio de 1977, o arquipélago conta-se entre 23 outros "países aliados" da República de Taiwan e, segundo o embaixador Chang Chen, "a cooperação tem conhecido um desenvolvimento sustentado com importantes impactos em vários sectores da sociedade são-tomense".

Agricultura, luta contra o paludismo, saúde, educação, informática e infra-estruturas são as áreas onde o envolvimento de Taiwan tem tido "especial relevo".

"Registamos também com muito agrado as nossas múltiplas contribuições para o sector de energia que culminou com a construção da central de Santo Amaro, que hoje representa uma importante fonte de geração de energia para o país", sublinhou o diplomata.

Em termos de infraestruturas, o embaixador lembrou a construção da biblioteca nacional, mercado central, 42 blocos de apartamentos em São Tomé e 12 na ilha do Príncipe, projetos de produção de legumes, avicultura, fruticultura, construção e reabilitação de estradas.

No âmbito institucional Taiwan coloca à disposição de São Tomé e Príncipe anualmente entre 10 e 15 milhões de dólares para financiamento direto ao orçamento.

O presidente Sao-tomense, Manuel Pinto da Costa, e o primeiro-ministro, Patrice Trovoada, enviaram hoje mensagens de felicitações aos respetivos homólogos.

Sem comentários:

Mais lidas da semana