quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Autoridades da Malásia detiveram 10 alegados terroristas que ativistas referem...




... como empresários e professores

FV - LUSA

Banguecoque, 17 nov (Lusa) - As autoridades da Malásia detiveram 10 alegados terroristas, acusados de traficarem armas no sul das Filipinas para bases radicais islâmicas na Indonésia, que grupos de ativistas dizem ser empresários e professores.

Segundo a polícia, os 10 detidos têm ligações ao grupo de Abu Umar, instalado no lado indonésio da ilha do Bornéu e cujo líder foi preso em julho passado por planear um ataque contra a Embaixada de Singapura, em Jacarta.

Os suspeitos, de nacionalidade indonésia e filipina, foram detidos no estado de Sabah, na ilha do Bornéu, quando alegadamente transportavam armas procedentes do sul das Filipinas, região onde operam vários grupos de extremistas muçulmanos.

Mas segundo o grupo de direitos humanos Suaram, que referiu a detenção de 11 homens - ao contrário dos 10 referidos pela polícia -, entre os detidos estariam empresários e dois professores.

O Suaram declarou em comunicado que os homens foram detidos ao abrigo do Ato de Segurança Interna, que permite a detenção dos suspeitos por tempo indefinido sem necessidade de julgamento em casos de segurança nacional e que tem sido usado na última década para prender mais de 100 militantes sem recurso a julgamento.

Sem comentários:

Mais lidas da semana