sexta-feira, 18 de novembro de 2011

BASE MILITAR EM DARWIN VISA RESERVAS PETROLÍFERAS NO MAR DE TIMOR - peritos




MSE - LUSA

Jacarta, 19 nov (Lusa) - O recém-anunciado plano dos Estados Unidos para construir uma base militar em Darwin, Austrália, pode ter sido motivada pelos interesses norte-americanos nas reservas de petróleo do Mar de Timor, referem especialistas citados hoje pelo Jakarta Post.

"Além de manter a estabilidade política e a segurança na região da Associação das Nações do Sudeste Asiático, os Estados Unidos também têm interesse nas reservas de petróleo de Timor-Leste, para dar resposta à futura procura global, depois do fracasso de conquista países ricos em petróleo do Médio Oriente", disse o perito em direito internacional D. W. Tadeus da Universidade Nusa Cendana, em Kupang, Timor-Ocidental, citado pela agência noticiosa Antara e na notícia do Jakarta Post.

O ex-funcionário da imigração da embaixada australiana em Jacarta. Ferdi Tanoni, segundo o Jakarta Post, é da mesma opinião, tendo afirmado que além dos objetivos políticos, há planos económicos dos Estados Unidos para estabelecer uma base, com as reservas de petróleo do Mar de Timor a serem uma prioridade.

Ferdi Tanoni disse ainda que a Austrália apoio o plano do seu aliado porque considera a Indonésia uma ameaça.

"A conservadora Austrália vê a Indonésia como um potencial agressor, com a sua população dez vezes superior à australiana, por isso precisa de estar alerta", disse Ferdi Tanoni.

Depois de uma reunião com a primeira-ministra australiana, Julia Gillard, em Camberra na quinta-feira, o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, anunciou que os EUA vão estabelecer uma base militar em Darwin com a presença de 2500 fuzileiros, que vão começar a ser enviados a partir de 2012.

1 comentário:

Anónimo disse...

Americano é tão bonzinho

Mais lidas da semana