PULSAR BRASIL
O direito humano à comunicação como uma questão estratégica. Esse foi um dos pontos aprovados no documento final do 1º Encontro Mundial de Blogueiros, que ocorreu em Foz do Iguaçu, no Paraná.
O encontro, realizado entre o dias 27 e 29 de outubro, serviu para reforçar o papel das novas mídias no fortalecimento da democracia. Exemplos marcantes foram temas de debates entre os participantes como os recentes movimentos insurgentes “Primavera Árabe” e “Indignados”, que vêm ganhando repercussão global.
Nesse âmbito se discutiu as diferentes formas de resistência popular aliadas à tecnologia. Blogueiros árabes contaram detalhes sobre as transformações vividas em seus países com o movimento através da internet.
O porta-voz do Wikileaks, Kristinn Hrafnsson, também esteve presente no evento. Ele falou sobre o papel da rede em garantir o acesso às informações de interesse público. O site Wikileaks foi um exemplo recente da perseguição imposta pelo governo dos Estados Unidos e pelas corporações financeiras e empresariais por difundir informações sigilosas na internet.
Os blogueiros formularam um documento final do encontro no qual pontuaram as prioridades como: o direito humano à comunicação; a luta contra os esforços de censura por parte das grandes corporações; a defesa de um novo marco regulatório da comunicação; o acesso universal à banda larga; e o combate à censura e cerceamento da internet.
O 1º Encontro Mundial de Blogueiros contou a participação de 468 pessoas de 23 países e 17 estados brasileiros. Os participantes também aprovaram a realização do 2º Encontro Mundial de Blogueiros, que deve ocorrer em novembro de 2012, na cidade de Foz do Iguaçu, no Paraná. (pulsar/operamundi)
Sem comentários:
Enviar um comentário