quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Cabo Verde e Portugal assinam em Dezembro Programa Quadro de cooperação 2012/13




ANGOLA PRESS

Cidade da Praia – Cabo Verde e Portugal vão assinar, a 02 de Dezembro, o Programa Quadro de Cooperação Técnico-Militar para 2012/13, acto que culminará a visita oficial que o ministro da Defesa português efectuará ao arquipélago.

A informação foi avançada hoje (quinta-feira) à Agência Lusa pelo ministro da Defesa cabo-verdiano, Jorge Tolentino, adiantando que a visita oficial de José Pedro Aguiar Branco decorrerá entre 30 deste mês e 02 de Dezembro.

A visita surge na sequência da presença de Aguiar Branco na 13.ª reunião dos Ministros da Defesa da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), que decorre segunda e terça-feira na ilha cabo-verdiana do Sal.

"Já não tínhamos uma visita oficial de um ministro da Defesa de Portugal há muito tempo e o ministro português entendeu que, na decorrência da reunião dos ministros da CPLP, aproveitaria para fazer essa visita. Acolhemo-la com todo o entusiasmo e de bom grado", disse à Lusa Jorge Tolentino.

O ponto alto, acrescentou, será a assinatura do programa quadro, que, condicionado pelos constrangimentos económico-financeiros, irá ser revisto, embora o essencial se mantenha, havendo, porém, mais uma acção de cooperação, pelo que a ideia é "fazer mais com menos" meios.

Jorge Tolentino indicou que Aguiar Branco fará visitas aos comandos das três regiões militares - Sal (2.ª Região), São Vicente (1.ª - onde se encontra o "grosso" da cooperação portuguesa) e Santiago (3.ª) -, antecipando que, juntamente com a assinatura do Programa Quadro para 2012/13, o resultado da visita será "positivo".

"O envelope financeiro ainda está a ser negociado. Mas as acções têm em conta o contexto de dificuldade que estamos a viver. Há matérias que continuam a constar no Programa Quadro que, no essencial, se mantém. E ainda se conseguiu introduzir uma outra acção", referiu.

A outra acção é a formação da guarnição do navio

"Guardião", que chegará em Dezembro a Cabo Verde para integrar a guarda costeira cabo-verdiana. "Aí, Portugal está connosco a 100 porcento", disse.

Entre outras, explicou Jorge Tolentino, continuarão as acções de formação de quadros (para a área do oficialato), o reforço institucional no domínio da Defesa (elaboração e/ou revisão) da legislação militar e da defesa, e outras, "já tradicionais", dirigidas à Polícia Militar, Fuzileiros e Guarda Costeira.

"São acções que serão desenvolvidas apesar de se estar num contexto difícil, em termos económico-financeiros, e que se reflectem no formato do envelope financeiro, mas não necessariamente na eficácia das acções que vamos desenvolver", frisou.

Segundo o ministro da Defesa cabo-verdiano, a agenda de Aguiar Branco inclui também encontros com o Presidente e com o Primeiro-ministro de Cabo Verde, Jorge Carlos Fonseca e José Maria Neves, e visitas a infra - estruturas militares na ilha de Santiago.

*Foto em Lusa

Sem comentários:

Mais lidas da semana