terça-feira, 22 de novembro de 2011

Cabo Verde: GOVERNO NÃO RESPONDE ÀS PERGUNTAS DA OPOSIÇÃO


Uma ministra arrogante e um PM sem respostas

LIBERAL

Debate parlamentar continua…

Ontem, a oposição ficou sem resposta às questões colocadas. A ministra das Finanças foi ela própria: mal encarada e arrogante (qual será o problema da senhora?). E o Primeiro-ministro ainda não percebeu que o MpD não é governo há mais de uma década e que é a governação do PAICV que está sob escrutínio

Praia, 22 de Novembro 2011 – A sessão de ontem, um debate parlamentar onde a propaganda e a manipulação de números teve honras de protagonismo por parte da bancada do PAICV, com uma ministra das Finanças e do Plano que parecia permanentemente zangada e a esquivar-se às questões colocadas pela oposição, com um Primeiro-ministro que ainda não aprendeu que o que está sob escrutínio são os seus governos e não os governos do MpD, não trouxe nada de novo para o esclarecimento público.

E não trouxe, precisamente porque as perguntas feitas pela oposição, nomeadamente pelo MpD, ficaram sem resposta. E ficarão, seguramente, porque já se percebeu que, para além da retórica bufa, esta ministra e este Primeiro-ministro não conseguem convencer ninguém que esteja para além dos delírios do sectarismo mais estreito e do fanatismo mais patológico.

O País – ou seja, os cidadãos – que é quem paga os salários de governantes e deputados e suporta as derrapagens e os disparates da acção executiva, gostaria de saber coisas tão simples como estas: 1. Quem irá usufruir do PCCS e qual o impacto da sua aplicação; 2. Quais os montantes em atraso da dívida pública; 3. Quanto ganham os gestores nomeados pelo Estado e a composição dos conselhos de administração; Quais os montantes em dívida da TACV e da Electra… São apenas algumas das questões que não tiveram respostas que, aliás, já foram solicitadas pela oposição há muito tempo.

Enquanto estas questões de pormenor não tiverem resposta – e é imperativo institucional o Governo responder a elas -, pairará sobre o Executivo de José Maria Neves a eterna dúvida: o que têm a esconder?

Sem comentários:

Mais lidas da semana