terça-feira, 22 de novembro de 2011

Cabo Verde: COORDENADORA DA ONU EM CAMPANHA DE PROPAGANDA AO GOVERNO?


Há quem considere que Petra padece de alguma "incontinência verbal"...
LIBERAL

Declarações causaram estranheza

Declarações de Petra Lantz em Lisboa, onde participa num seminário, não caíram bem junto do corpo diplomático acreditado na Praia. E não é a primeira vez que a representante das Nações Unidas se envolve em polémicas desnecessárias

Praia, 22 de Novembro 2011 – “Cabo Verde tem encontrado na ‘boa governação’ o seu ‘petróleo’”, pode ler-se hoje na edição online do Expresso das Ilhas. A frase está associada às declarações públicas de uma senhora, pelo que se percebe fã da governação de JMN. Será a senhora membro do Governo? Será uma indefectível militante do partido da estrela negra? Não! Quem o disse foi Petra Lantz, nada mais, nada menos do que a coordenadora da ONU em Cabo Verde, função que ”exigiria alguma contenção verbal, principalmente por ter acontecido ao mesmo tempo que o Governo - e as suas políticas – está a ser avaliado no debate parlamentar do Orçamento de Estado 2012”, disse a Liberal um diplomata europeu acreditado na Praia.

Petra, que é oradora no seminário "Saúde e Género", com palco, hoje, em Lisboa – e que é organizado pela Plataforma Portuguesa das ONGs e pela Associação para o Planeamento da Família –, considerou Cabo verde “um bom exemplo” de desenvolvimento, avançando que o País "também tem pouca corrupção e tem apostado na educação e na saúde para melhorar as condições dos habitantes", alegando que o desenvolvimento tem sido facilitado por razão de Cabo Verde ser “um país que tem poucos recursos naturais, mas que durante duas décadas tem tido um sistema de multipartidarismo que tem funcionado, uma cultura de democracia enraizada na população, uma população que participa nas eleições”.

Tanto entusiasmo, mereceu a censura da nossa fonte, que considerou as declarações da coordenadora da ONU “excessivas e parciais, não tendo em conta outros elementos e outras informações”, nomeadamente aqueles que se prendem com os últimos processos eleitorais “onde a transparência e o rigor democráticos suscitam sérias dúvidas, e penso ser esse o sentir de boa parte dos diplomatas ocidentais”. Porém, o diplomata ressalva que faltará saber “em que qualidade a senhora prestou declarações, a título privado ou como representante da ONU, porque isso marca toda a diferença”, considerou.

De qualquer modo, a nossa fonte defende que “Petra Lantz deveria ser substituída, porque não é a primeira vez que se comporta como mandatária do Governo de Cabo Verde, quando deveria ser representante das Nações Unidas e privar-se de se envolver em polémicas que menorizam a organização”.

2 comentários:

CEBE disse...

Que exagero, se a senhora apenas disse o que escrevem aqui, não disse nada de mais.

A oposição fazia melhor se se preocupasse mais em apresentar um projecto de governo, e menos nas tricas de quem disse o quê. Ideias precisam-se.

Assina um mondrongo neutro nesta história, que no geral concorda com o que disse a senhora (e que se bem entendo aplicar-se-à à governação dos 2 partidos, MPD e PAICV).

mrvadaz disse...

Já estamos fartos de propagandas de certos corpos diplomáticos em Cabo Verde!

Por exemplo, Graça Guimarães, ex-embaixadora de Portugal em Cabo Verde, parecia uma ministra do governo do Zemas.

Mais lidas da semana