terça-feira, 15 de novembro de 2011

EUA: POLÍCIA EXPULSA MANIFESTANTES DO OCCUPY DE ACAMPAMENTO EM OAKLAND





Os policiais enfrentaram centenas de manifestantes durante a madrugada desta segunda-feira

A polícia de Oakland (Califórnia) desalojou nesta segunda-feira (14/11) o acampamento do movimento Occupy Wall Street na cidade, depois de terem sido registrados vários incidentes nos últimos dias, entre eles uma briga que terminou com uma pessoa morta após um tiroteio.

A polícia enfrentou centenas de manifestantes durante a madrugada da segunda-feira para pôr fim ao acampamento do movimento Occupy após mais de um mês de mobilização, o que provocou mais de 20 detenções, segundo a o jornal local San Jose Mercury News.

O movimento Occupy protesta contra o sistema econômico atual que considera que fomenta as desigualdades e a ganância das grandes empresas.

Os manifestantes de Oakland, um dos maiores acampamentos do país e um dos que registrou mais conflitos, haviam vencido as tentativas de expulsão ao longo do fim de semana e ignoraram o aviso da Prefeitura, que ameaçava prender todos aqueles que passassem a noite na Frank Ogawa Plaza.

A ordem de despejo aconteceu depois que um jovem de cerca de 20 anos foi morto na quinta-feira nos arredores do acampamento após receber um tiro, embora, segundo os "indignados", a vítima não fazia parte da mobilização.

Na noite passada vários helicópteros sobrevoaram o acampamento e a tropa de choque rodeou as poucas barracas que ainda não tinham se sido retiradas do local.

Pelo menos 63 indignados foram presos neste fim de semana em várias tentativas de despejo dos acampamentos que se multiplicaram nos Estados Unidos, em enfrentamentos que acabaram com o fechamento de quatro deles: Salt Lake City (Utah), Portland (Oregon), Denver (Colorado) e Saint Louis (Missouri).

Leia mais

Sem comentários:

Mais lidas da semana