segunda-feira, 21 de novembro de 2011

FILME UMA LULIK EM TERCEIRO LUGAR NO FESTIVAL INTERNACIONAL DE BRISBANE



SAPO Timor-Leste

Na sequência da sua participação no BIFF (Brisbane International Film Festival), o filme UMA LULIK, produzido pela IDA (Imagem Design & Arquitectura, Lda), empresa sediada em Díli e realizado pelo timorense Victor de Sousa, foi o terceiro classificado entre os 10 melhores filmes pela "BIFF 2011 Showtime Movie Channels Top Ten audience awards".

No BIFF foram passados 135 filmes, com uma audiência de cerca de 22.000 espectadores. Em comunicado, João Ferro da IDA agradece todo o apoio recebido e conta com o interesse e incentivo de todos “para novos projectos e novas ideias em preparação para 2012 na área do audiovisual e filmografia timorense."

Uma Lulik, o primeiro documentário timorense

Na tradição timorense, a Uma Lulik (Casa Sagrada) é o centro, o cordão umbilical entre passado e presente. Para os vivos, uma reserva segura de memória e sabedoria antiga.

Para os mortos, o local onde o tempo não passa e onde a história se renova. A construção ou renovação da casa sagrada constitui, com intervalos que podem ir até 10 anos, um imperativo para as famílias timorenses. Assim se renova a ligação aos antepassados e se renovam votos de lealdade e de responsabilidade mútua entre familiares e entre diferentes famílias.

Victor de Sousa viveu e registou, ao longo de mais de nove meses, uma das mais antigas tradições de Timor-Leste, transportando os espetadores "ao universo dos seus antepassados, presenças inquestionáveis, palpáveis em cada momento e em cada objeto nascido da terra e da memória coletiva dos timorenses".

Com imagens de rara beleza, o documentário teve como produtor executivo David Palazon, de Barcelona, Espanha, corresponsável pela edição do filme, juntamente com João Ferro e Tânia Correia, da produtora timorense "IDA", e resulta do programa DocTV da CPLP.

Sem comentários:

Mais lidas da semana